Descrição
A atividade contempla as habilidades EF08HI03 (8º ano) e EM13CHS101, EM13CHS401 (Ensino Médio)
Analisando a evolução tecnológica da 1ª Revolução Industrial, o aluno compreenderá que:
- as invenções não seguiram um processo lógico e contínuo, ao contrário, ela causaram desarranjos nas etapas de produção industrial;
- o uso da energia a vapor não foi imediato e nem generalizado, e coexistiu, por décadas, com fontes tradicionais como o vento e a água;
- os marcos temporais da Primeira Revolução Industrial são discutíveis;
- a Revolução Industrial não foi um evento rápido e de efeitos imediatos, mas um processo de mudanças decisivas a longo prazo.
O aluno recebe 20 fichas descritivas das principais invenções e fatos ocorridos no contexto da Primeira Revolução Industrial. Deve colocá-las em ordem cronológica – tarefa que exige a leitura atenta de cada ficha.
Em seguida, as fichas são coladas em uma linha do tempo que forma um longo friso cronológico de 1,5m.
A atividade é concluída com a análise da linha do tempo por meio de questões.
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