1. Onde aconteceu a proclamação da República?
a) No Campo de Santana, atual Praça da República, no Rio de Janeiro.- b) No Largo do Paço, atual Praça XV de Novembro, no Rio de Janeiro.
- c) Em frente ao prédio do Senado, atual Praça da Aclamação, no Rio de Janeiro.
Convencido de que seria preso pelo governo imperial (o que era um boato), Deodoro da Fonseca saiu de sua residência ao amanhecer do dia 15 de Novembro, atravessou o Campo de Santana e, do outro lado do parque, montado a cavalo e diante dos soldados ali aquartelado, tirou o chapéu e gritou "Viva a República!". Depois voltou para a sua residência. Na tarde do mesmo dia 15 de novembro, houve uma nova proclamação, agora solene, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
2. Segundo a Constituição de 1891 quem tinha direito de voto no país?
- a) Qualquer pessoa, alfabetizada ou não, acima dos 18 anos.
b) Somente homens maiores de 21 anos, que soubessem ler e escrever- c) Pessoas livres incluindo soldados e religiosos de qualquer ordem ou congregação.
A Constituição de 1891 implantou o voto universal, isto é, independente da renda, somente aos homens alfabetizados maiores de 21 excluindo mendigos, soldados e religiosos pertencentes a qualquer ordem ou congregação.
3. Qual era a duração do mandato do presidente na República Velha?
- a) Cinco anos com direito a reeleição.
- b) Seis anos sem direito a reeleição.
c) Quatro anos sem direito a reeleição.
De acordo com a Constituição de 1891, o mandato presidencial era de quatro anos, sem direito a reeleição para o período subsequente imediato. Exigia, ainda que o presidente fosse brasileiro nato e maior de 35 anos (regra que se mantém até hoje).
4. Como Deodoro da Fonseca, líder do golpe de 15 de Novembro, agiu como presidente?
a) Fez um governo autoritário que dissolveu o Congresso e decretou o estado de sítio.- b) Adotou uma política conciliatória aliando-se a partidos adversários.
- c) Implantou um governo liberal que pôs fim às rebeliões monarquistas.
O marechal Deodoro da Fonseca mostrou-se autoritário e logo se desentendeu com seus ministros e o Legislativo. Em 1891, dissolveu o Congresso e decretou estado de sítio no Rio de Janeiro e em Niterói. Oficiais da Marinha e do Exército se levantaram contra o governo: foi a revolta da Armada. Em novembro, Deodoro renunciou.
5. O que foi o Encilhamento?
- a) Um acordo político entre as elites cafeeiras para dominar o poderes republicanos.
b) Uma crise financeira provocada pela expansão descontrolada do crédito.- c) Um movimento monarquista contra a República liderado pelos senhores de engenho.
Rui Barbosa, ministro da Fazenda, sob a justificativa de estimular a industrialização no País, adotou uma política baseada em créditos livres aos investimentos industriais garantidos por farta emissão monetária. Isso causou a desenfreada especulação financeira em todos os mercados e forte alta inflacionária – crise que foi chamada “Encilhamento”. Charge de Pereira Neto, revista Illustrada, dez 1890, sátira à especulação financeira do Encilhamento.
6. Quem foi o primeiro presidente civil e o primeiro eleito por eleições diretas?
a) Prudente de Morais- b) Campos Salles
- c) Rodrigues Alves
Em 1894, Prudente de Morais, do Partido Republicano Paulista venceu as eleições diretas tornando-se o terceiro presidente da República e o primeiro civil a assumir este cargo (os anteriores foram os marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto). Foi sucedido por Campos Salles (1898-1902) e este por Rodrigues Alves (1902-1906).
7. Quem foram os novos imigrantes que chegaram ao Brasil no início da República?
- a) Poloneses
- b) Chineses
c) Japoneses
A imigração japonesa no Brasil teve início oficialmente em 18 de junho de 1908, quando o navio Kasato Maru aportou em Santos, SP, trazendo 781 lavradores para as fazendas do interior paulista. Com o fim da Primeira Guerra Mundial, o fluxo de imigrantes japoneses para o Brasil cresceu enormemente. A maior parte dos imigrantes chegou no decênio 1920-1930.
8. Qual foi a primeira cidade, do período republicano, projetada para ser capital de seu estado?
- a) Brasília
b) Belo Horizonte- c) Teresina
Belo Horizonte foi a primeira cidade republicana especialmente projetada para ser capital de seu estado. A mudança foi necessária porque Ouro Preto, então capital de Minas Gerais, não oferecia condições para o crescimento físico urbano. Os trabalhos de construção iniciaram-se em 1894 e Belo Horizonte foi inaugurada em 12 de dezembro de 1897 (foto). Foi a terceira capital planejada da história do Brasil; a primeira foi Teresina (1852) e a segunda, Aracaju (1855).
9. Qual foi o conflito que Euclides da Cunha presenciou como repórter e que livro escreveu a respeito?
- a) Guerra do Contestado, “Triste Fim de Policarpo Quaresma”
- b) Guerra de Juazeiro, “Vidas Secas”
c) Guerra de Canudos, “Os Sertões”
Havia meses que a Guerra de Canudos ocorria no sertão da Bahia, quando Euclides da Cunha recebeu a missão de fazer a cobertura do conflito para o jornal “O Estado de S. Paulo”. Os combates contra uma população miserável, em meio a uma paisagem arruinada pelas secas e queimadas impressionaram Euclides da Cunha e o inspiraram a escrever “Os Sertões”, uma denúncia da situação de abandono em que vivia o sertanejo.
10. Qual desses personagens não tem relação histórica com os outros dois?
- a) Lampião
b) Eurico Gaspar Dutra- c) Padre Cícero
Lampião (apelido de Virgulino Ferreira da Silva) e Padre Cícero, o “Padim Ciço” foram contemporâneos e, apesar de serem fenômenos sociais distintos, ambos foram resultados da situação de miséria e abandono dos sertanejos. Lampião era devoto de Padre Cícero e, por isso, evitava atacar o Ceará, onde o padre pregava. Padre Cícero tentou cooptar Lampião e seus homens para combaterem a Coluna Prestes. Ambos morreram muitos anos antes de Eurico Gaspar Dutra ter sido eleito presidente.
11. “Tenham paciência, aqui não sobe mais ninguém!” – é a legenda da charge de 1925. O que ela significava?
- a) O Brasil estava sob uma ditadura e as eleições presidenciais haviam sido suspensas.
- b) O presidente fora derrubado por um golpe promovido pelas lideranças de São Paulo e Minas Gerais.
c) O poder nacional estava nas mãos das elites de São Paulo e Minas Gerais.
A charge é uma sátira à chamada “política do café com leite” em que o poder federal estava nas mãos das elites políticas e econômicas de São Paulo (café) e Minas Gerais (leite). Até 1930, coube a elas decidir quem venceria as eleições para presidente da República. Charge de Alfredo Storni, revista Careta, 29/08/1925.
12. A charge abaixo denuncia uma prática da República Velha. Qual era ela?
a) O controle das eleições através do abuso de autoridade e da compra de votos.- b) O afastamento dos eleitores do processo eleitoral por serem considerados ignorantes.
- c) O impedimento das mulheres nas disputas eleitorais.
A charge denuncia o chamado “voto de cabresto” em que o eleitorado era forçado a votar nos candidatos indicados pelos coronéis. Para isso, era comum o uso de milícias (os jagunços), prometer favores, presentes e até ameaçar os eleitores.
13. Que guerra acontecia no Brasil na mesma época da Primeira Guerra Mundial?
a) Guerra do Contestado, em Santa Catarina e Paraná.- b) Guerra de Canudos, na Bahia.
- c) Revolta da Armada, no Rio de Janeiro.
A Guerra do Contestado foi um conflito armado entre a população cabocla e o poder estadual e federal brasileiro numa região disputada pelos estados do Paraná e Santa Catarina. Os primeiros ataques de tropas da polícia contra a população começaram em 1912 e ganharam intensidade a partir de 1914 quando 7 mil soldados do Exército foram enviados para o local com metralhadoras, canhões e até aviões. A guerra terminou em 1916 com o extermínio dos rebeldes.
14. O que há em comum entre os movimentos de Canudos, na BA, e do Contestado, em SC-PR?
- a) Ambos lutaram pela posse da terra e contra a instalação de ferrovias e madeireiras.
b) Eram movimentos antirrepublicanos e messiânicos liderados por “monges” e messias.- c) Ambos procuraram apoio da família imperial brasileira para reimplantar a Monarquia no país.
Canudos e Contestado foram movimentos messiânicos e ambos atacavam a República culpando-a por todos os males. O primeiro foi liderado pelo “messias” Antônio Conselheiro, e o segundo formou-se ao redor do “monge” José Maria que dizia ser escolhido por Deus para construir, na Terra, a Monarquia Celeste.
15. O que foi a Revolta da Chibata, de 1910, e quem a liderou?
- a) Manifestação dos militares a favor da chibata, liderado pelo marechal Hermes da Fonseca.
- b) Rebelião dos marinheiros pela mudança da chibata, nome do uniforme da Marinha.
c) Reação contra os castigos físicos infligidos aos marinheiros, liderada por joão Cândido
A Revolta da Chibata foi um motim dos marinheiros contra os castigos físicos (chibatadas), os baixos salários, as péssimas condições de trabalho e alimentação. Liderados pelo marinheiro João Cândido, apelidado de Almirante Negro, os rebeldes ameaçaram bombardear a cidade do Rio de Janeiro.
16. Nos dias 10 a 16 de novembro de 1904, a capital do país virou palco de guerra: lojas depredadas, postes quebrados e confrontos entre populares e a polícia. Que movimento foi esse?
- a) Revolta do Quebra-Quilo contra a padronização dos pesos e medidas.
- b) Revolta do Imposto contra a cobrança do IPTU da população pobre.
c) Revolta da Vacina contra a vacinação obrigatória.
A Revolta da Vacina foi uma revolta popular ocorrida no Rio de Janeiro, em novembro de 1904, contra a vacinação obrigatória contra a varíola, imposta pelo governo federal e aplicada de forma autoritária e violenta em que os agentes sanitários invadiam as casas e vacinavam as pessoas à força.
17. Entre 1890 e 1912, que região do Brasil mais atraiu mão de obra nacional e por que?
a) Amazônia devido ao surto de extração da borracha.- b) São Paulo e Minas Gerais devido a expansão da lavoura cafeeira.
- c) Rio de Janeiro devido à industrialização e maior oferta de emprego.
Entre 1890 e 1900, a região amazônica recebeu mais de 110 mil pessoas, com predominância de nordestinos por força do surto de extração da borracha das seringueiras nativas. A emigração foi intensa até 1912 quando a economia da borracha entrou em decadência pela concorrência das plantações britânicas no Sudeste Asiático.
18. Que movimento artístico representa essa tela de 1922? De quem é sua autoria?
a) Modernismo, Tarsila do Amaral.- b) Liberalismo, Oswald de Andrade.
- c) Anarquismo, Patrícia Galvão (Pagu).
A obra “Antropofagia”, de 1922, de Tarsila do Amaral, é representativa do Modernismo, um movimento cultural que repercutiu nas artes plásticas e na literatura de valorização dos elementos culturais brasileiros. Considera-se a Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo, em 1922, como ponto de partida do Modernismo no Brasil.
19. Que movimento político, da década de 1920, contra as oligarquias, desdobrou-se em luta armada?
- a) Anarquismo.
b) Tenentismo.- c) Sindicalismo.
No início dos anos 1920, surge entre alguns setores do Exército, o Tenentismo, um movimento que defendia a moralização da política brasileira, o fim do coronelismo, o voto secreto e o ensino público e gratuito. Com grande adesão de tenentes e capitães, o tenentismo promoveu levantes militares como a revolta do Forte de Copacabana (1922), revoluções em São Paulo e Rio Grande do Sul (1924), e a formação da Coluna Prestes-Miguel Costa (1925-1927).
20. Quem foi o último presidente eleito da República Velha?
- a) Washington Luís
- b) Luís Carlos Prestes
c) Júlio Prestes
O paulista Júlio Prestes foi o último presidente eleito da República Velha. Com o apoio do então presidente Washington Luís, ele venceu as eleições de 1º/03/1930. Mas sua vitória não foi reconhecida pela oposição que apoiara a Aliança Liberal formada pelo Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraíba. Júlio Prestes não chegou a assumir a presidência: quando Washington Luís foi deposto em 24/10/1930, Júlio Prestes não foi reconhecido como presidente pelos revolucionários e pediu asilo político na Inglaterra.
0
0