Para saber mais: https://ensinarhistoriajoelza.com.br/mascaras-africanas-recortar-colorir/
Instruções:
- Imprima as máscaras em papel cartão ou sulfite (neste caso, é recomendável cola-la sobre uma cartolina).
- Recorte o contorno externo e pinte a máscara.
- Recorte os olhos e a boca (essa é opcional, pois a máscara não era para servir à fala).
- Prenda um elástico ou um barbante ou fita para fixa-la ao rosto.
Os desenhos podem servir de modelo para confecção de modelos em argila ou papel machê em um trabalho interdisciplinar com Artes.
- Máscara Kuba representando ancestrais decorada com búzios e miçangas coloridas em padrões geométricos, República Democrática do Congo.
- Máscara Punu de rosto feminino, com olhos amendoados, sobrancelhas finas e arqueadas, nariz e queixo finos, penteado alto; a pele foi embranquecida com caolin, do Gabão.
- Máscara Senufo com olhos meio fechados simbolizando uma atitude pacífica, autocontrole e paciência, traz no alto uma figura de pássaro entalhado, da Costa do Marfim, Mali e Burkina Faso.
- Máscara Baluba, em formato redondo e decorada com intricados desenhos colotidos, República Democrática do Congo.
- Máscara Bwa é uma prancha alta, feita de madeira e decorada com figuras abstratase padrões geométricos representando os espíritos invisíveis da floresta, de Burkina Faso.
- Máscara Chokwe representando um ancestral feminino que morreu jovem com traços referentes à morte como os olhos afundados; traz marcas de escariações e cabelos feitos de corda e pedaços de bambu, de Angola e República Democrático do Congo.
- Máscara Edo, herança do antio reino de Benin, feita de marfim de elefante, tem uma gola e um adorno na cabeça, da Nigéria.
- Máscara Fang, tem o rosto afilado, boca e olhos pequenos, sobrancelhas e nariz unidos, do Gabão e República dos Camarões.
- Máscara Songye misturando traços humanos com listras de zebra, crista de galo, olhos de camaleão e boca de porco, da República Democrática do Congo