História dos brinquedos: blocos do alfabeto

História dos brinquedos: blocos do alfabeto

Os blocos do alfabeto são cubos de madeira contendo, em uma face, uma letra para a criança conhecer as letras. É um brinquedo educativo e recurso lúdico para a alfabetização. Ensina as letras antes da criança aprender a ler.

A ideia de blocos do alfabeto origina-se da obra “Algumas reflexões sobre educação” (1690) do filósofo inglês John Locke.  Ele afirmou que os brinquedos educacionais podem aumentar o prazer das crianças em aprender as letras. Sugeriu dados com as letras gravadas (no lugar das bolinhas) para ensinar o alfabeto às crianças brincando. Isso tornaria o aprendizado da leitura uma experiência mais agradável. Estes tipos de blocos, um dos primeiros brinquedos explicitamente educativos, são chamados de “blocos de Locke”.

Tempos depois, entre 1836 e 1850, o educador alemão Friedrich Froebel, fundador do jardim de infância (a atual pré-escola), introduziu sólidos geométricos esculpidos em madeira em formatos variados. Chamados “presentes de Froebel”, eles eram utilizados pelas crianças para construir objetos diversos. A manipulação desses objetos estimula os cinco sentidos e contribui para apoiar a aprendizagem de conceitos como número, tamanho, forma e peso.

Em 1880, os blocos de madeira projetados por Froebel inspiraram o desenvolvimento dos “blocos Anchor Stone” em formatos de pequenos tijolos vermelhos, telhas e outros objetos de construção. Feitos com uma mistura de areia de quartzo, giz e óleo de linhaça, esses pequenos blocos eram um brinquedo para a criança construir prédios, igrejas etc. Esse brinquedo ainda é produzido.

Blocos do alfabeto, um brinquedo educativo que remonta a 1690.

Caixa com “presentes de Froebel” composta por blocos de madeira em formatos geométricos variados e que são utilizados pelas crianças para construir diversos objetos.

Blocos Anchor Stone para a criança brincar de construtor.

 

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