História dos brinquedos: corda de pular

História dos brinquedos: corda de pular

Pular corda é uma brincadeira muito comum que pode ser feita por uma ou mais crianças. Consiste em balançar uma corda abaixo do pé e acima da cabeça. Para os adultos, pular corda pode ser um treinamento de força para as pernas, nádegas, costas, ombros e abdômen. É um exercício muito praticado pelos boxeadores. Existem cordas de pular com uma contagem do número de pulos e das calorias queimadas.

A história de pular corda não é totalmente conhecida. Sabe-se que, na Europa, era uma brincadeira de meninos, no início do século XVII. A atividade era considerada indecente para as meninas, pois podiam mostrar os tornozelos. As meninas começaram a pular corda no século XVIII, mas a maioria dos médicos desaconselhavam pelo esforço excessivo que poderia prejudicar a saúde feminina.

Desde seu aparecimento, a brincadeira era acompanhada de versos e cantos que marcavam o ritmo da batida da corda. No Brasil, um dos mais conhecidos é:

Salada, saladinha,

Bem temperadinha

Com sal, pimenta,

Fogo, foguinho (aumenta a velocidade da corda)

 Com o aumento do tempo de lazer ao longo do século XIX, as meninas começaram a pular corda em um número cada vez maior. No início do século XX, os jogos das meninas se concentravam nas brincadeiras de caráter social, enquanto os dos meninos se concentravam na competição.

Meninas pulando corda durante o recreio, Gana, África.

Compartilhe =]

Compartilhar no Facebook Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Pocket Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn