O dominó é um jogo formado por 28 peças retangulares, divididas ao meio tendo cada parte marcada com pontos, entre 0 a 6. A versão mais popular do jogo é para 2 a 4 jogadores que recebem o mesmo número de peças. Um jogador lança a primeira peça que inicia a linha do jogo. Cada jogador seguinte vai colocando a peça correspondente aos mesmos pontos da peça que está na mesa. Ninguém pode ver o valor das peças dos outros jogadores, mas somente quantas peças eles possuem.
Acredita-se que o dominó teve origem na China pois ali foi encontrada a mais antiga menção do jogo, escrita no século XIII. Era então chamado de pupai que significa “placas de jogo”, que eram vendidas por mercadores chineses ambulantes. O mais antigo manual conhecido sobre dominó também é chinês e foi escrito no século XIV. O dominó chinês diferia do dominó atual, tinha 32 peças e nenhuma face em branco.
O jogo apareceu pela primeira vez na Itália no século XVIII, introduzido pelos árabes. Foi chamado de “dominó” porque suas cores lembravam o dominó, nome da fantasia usada no carnaval de Veneza que consiste em um manto preto com capuz e máscara branca. Espalhou-se rapidamente para a Áustria, sul da Alemanha, França, Bélgica e Inglaterra. Nos Estados Unidos, o dominó apareceu em 1860.
As peças eram feitas de marfim, madrepérola ou madeiras nobres como o ébano. Os dominós modernos são feitos de plástico.