História dos brinquedos: Game Boy

História dos brinquedos: Game Boy

O Game Boy é um jogo eletrônico portátil de mão desenvolvido pela empresa japonesa Nintendo. Foi lançado em 1989 no Japão e Estados Unidos, e em 1990 na Europa.

Desde o seu lançamento, o brinquedo se tornou um sucesso instantâneo. Em poucas semanas, vendeu um milhão de unidades nos Estados Unidos. Até 2003, estimava-se que 118 milhões de unidades do Game Boy e de seu sucessor, o Game Boy Color, foram vendidos em todo o mundo. É considerado um ícone cultural da década de 1990.

À esquerda, cartucho de jogo do Game Boy. À direita, Hillary Clinton, então primeira dama dos Estados Unidos, com um Game Boy durante o voo do Texas a Washington, em 1993.

Seu desenho simples, a eficiente conectividade com pilhas que duravam até 20 horas ininterruptas, e sua portabilidade (cabia no bolso da calça ou camisa) contribuíram para a imediata popularidade do Game Boy. Além disso, o brinquedo permitia rodar diferentes jogos bastando apenas trocar os cartuchos inseridos.

O Game Boy ganhou versões menores e mais poderosas com recursos aprimorados: alto-falante potente (1995), tela maior e uso de duas pilhas AAA (1996), tela iluminada (1997) e jogos coloridos (1998).

Depois de quatorze anos, atraindo um público diversificado, desde crianças a avós, a produção do Game Boy foi encerrada em março de 2003.

Diferentes modelos de Game Boy

Compartilhe =]

Compartilhar no Facebook Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Pocket Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn