O ioiô é um brinquedo de malabarismo que consiste em dois discos unidos por um eixo central e um cordão enrolado em torno do eixo, Ao deixar cair o ioiô, mantendo segura a ponta do cordão, o ioiô sobe com o impulso e a corda se enrola para voltar a cair e subir. Portanto, é um movimento contínuo até que termine o impulso inicial.
Não se conhece ao certo qual é a origem do ioiô, mas sabe-se que é um brinquedo muito antigo. É o segundo brinquedo mais antigo conhecido, depois da boneca, descoberto nas escavações arqueológicas. Sua origem pode ter sido a China ou a Grécia. A pintura de um vaso grego de 440 a.C. mostra um menino brincando com um ioiô. Registros gregos dessa época descrevem brinquedos feitos de madeira, metal ou terracota (argila cozida).
Os ioiôs se espalharam pela Ásia e Europa por meio das rotas comerciais chegando à Escócia, Inglaterra, Egito e Índia a partir do século XVII. Há ilustrações francesas e indianas mostrando senhoras da nobreza se distraindo com o brinquedo que tinha, então outros nomes como bandalore entre os britânicos e emigrette para os franceses.
A palavra ioiô é uma derivação de uma palavra das Filipinas que significa “voltar” com o sentido de lançar e retrair, algo similar a “vai e vem”. Com o nome de ioiô, ele foi introduzido nos Estados Unidos por Pedro Flores, um imigrante filipino, que abriu sua fábrica Yo-Yo Manufacturing Company, em 1928, em Santa Bárbara, Califórnia. No ano seguinte, Flores estava fabricando milhares de ioiôs por dia e as vendas só aumentavam.
O empresário Donald F. Duncan reconheceu o potencial da nova moda e, em 1929 ele comprou a fábrica de Flores, o nome do brinquedo e os direitos de sua fabricação. Duncan aprimorou o ioiô para permitir outros movimentos que o deixou ainda mais divertido. Com uma propaganda agressiva nos jornais, as vendas dispararam e o ioiô foi a grande moda da década de 1930 nos Estados Unidos. Em apenas um mês de campanha, em 1931, foram vendidos 3 milhões de ioiô.
O declínio nas vendas após a Segunda Guerra Mundial, levou Duncan a lançar uma campanha em 1962, com anúncios na televisão. Novo sucesso: as vendas de ioiô atingiram seu pico mais alto com 45 milhões de unidades vendidas naquele ano.
Hoje, com a patente quebrada, os ioiôs continuam sendo produzidos e receberam uma série de inovações, principalmente com relação à conexão entre a corda e o eixo. Novos materiais como alumínio e aço inoxidável foram usados.