História dos brinquedos: Lego

História dos brinquedos: Lego

Lego é um brinquedo de construção que se baseia em pequenas peças de plástico que se encaixam permitindo diversas combinações. O nome Lego é a abreviatura da frase dinamarquesa leg godt, que significa “jogar bem” e que batizou a empresa fundada em 1934.

Já o brinquedo Lego veio depois: foi criado em 1949 pelo carpinteiro dinamarquês Ole Christiansen. Mas as peças ainda não se encaixavam bem. Em 1952, ele aperfeiçoou o brinquedo com pinos e pequenos tubos que fixavam melhor as peças. A nova versão foi patenteada em 1958. Ela permitia a união de dois blocos de 24 maneiras diferentes. Com apenas seis blocos pode-se fazer mais de 100 mil combinações!

Castelo Rittenbug construído com peças da Lego.

Um dos fatores do sucesso do brinquedo é a compatibilidade das séries. Cada nova coleção ou conjunto lançado é sempre compatível com os anteriores: seja qual for o seu tamanho, forma ou função, cada peça pode ser usada com todas as outras. Até mesmo as engrenagens motorizadas podem ser acopladas quase sem esforço por crianças de três anos. Essas possibilidades infinitas conseguem fascinar até mesmo os adultos.

Em 2000, o Lego foi nomeado “Brinquedo do Século” pela revista Fortune. Em 2014, a empresa tornou-se a número 1 no mercado de brinquedos, à frente da Mattel (fabricante da boneca Barbie). Nesse ano, ela lançou o Lego Minecraft, um jogo de construção que se tornou muito popular.

Lego Minecraft.

Compartilhe =]

Compartilhar no Facebook Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Pocket Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn