História dos brinquedos: patins

História dos brinquedos: patins

Os primeiros patins foram criados em 1760 pelo inventor belga Joseph Merlin. Ele substituiu a lâmina dos patins de gelo por rodas em uma única linha. Eram chamados de patins em linha. Naquele ano, Joseph Merlin exibiu seus patins em um baile de máscaras. Entrou no salão patinando e tocando violino. Mas, a surpresa virou tragédia: o patinador se chocou contra um espelho enorme, quebrando-o em mil pedaços e também seu violino e vários de seus ossos.

O grande problema dos patins de Merlin era a dificuldade em manobrar, pois eles eram impossíveis de virar. Mesmo assim, o modelo durou um século variando apenas o número de rodas, de seis a duas.

Em 1863, o empresário James Plimpton, de Nova York, Estados Unidos, desenvolveu patins com quatro rodas, dois pares lado a lado, que giravam facilmente. Devido ao maior controle, este modelo de patins tornou-se um sucesso instantâneo. Plimpton abriu o primeiro rinque de patinação de Nova York em sua loja de móveis. Rapidamente outros rinques surgiram e numerosas empresas desenvolveram os patins com braçadeira para caber em quase todos os pares de sapatos.

Patins de madeira, 1880 (à esquerda) e patins de metal e ajuste para caber em sapatos de diferentes tamanhos (à direita).

No final da década de 1870, a maioria das grandes cidades da Europa e dos Estados Unidos ostentava pistas de patinação com piso de madeira dura. Por um pequeno preço de entrada, homens, mulheres e crianças correram, jogaram e até dançaram de patins.

No início do século XX, enormes pistas de patinação que acomodavam milhares de visitantes ao mesmo tempo foram abertas em Chicago e Nova York. Em 1916, o filme mudo “The Rink”, de Charles Chaplin, arrancava gargalhadas da plateia com as cenas de patinação que misturavam destreza dos patinadores e tombos coletivos enormes.

Cenas da comédia “The Rink” (1916) escrita, dirigida e protagonizada por Charles Chaplin (de cartola e bigode). O filme aproveitou a mania das pistas de patinação nas grandes cidades dos Estados Unidos.

A patinação continuou popular nas décadas seguintes e os patins foram sendo melhorados tornando-se mais ágeis e confortáveis, com rolamentos de esferas de aço nas rodas até chegar às botas com rodas, em 1980.

A patinação evoluiu de passatempo ou meio de transporte para um esporte competitivo com diferentes modalidades: patinação de velocidade, corrida de patins, patinação artística e o hóquei de patins. A patinação de velocidade deve ser vista nos Jogos Olímpicos em Tóquio a serem realizados entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021

As vendas de patins aumentaram durante a pandemia de Covid-19, à medida que as pessoas procuravam atividades seguras ao ar livre.

Compartilhe =]

Compartilhar no Facebook Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Pocket Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn