História dos brinquedos: ursinho de pelúcia

História dos brinquedos: ursinho de pelúcia

Os ursinhos de pelúcia são os brinquedos mais populares da história do século XX nos Estados Unidos onde ganhou o nome de “Teddy”. Esse era o apelido do presidente americano Theodore Roosevelt que foi quem deu origem ao brinquedo. Durante uma caçada, em novembro de 1902, o presidente se deparou com um urso preto ferido por espancamento e amarrado. Os colegas do presidente sugeriram que ele atirasse no urso, mas Roosevelt recusou-se a matá-lo. Os jornais, então, publicaram caricaturas do “urso do Teddy”.

Morris Michton, dono de um confeitaria, aproveitou a fama do incidente e criou um ursinho de pelúcia que batizou de Teddy. O sucesso do brinquedo foi tão grande que Michton acabou fechando sua loja de doce e fundou a Toy Company uma das maiores empresas de brinquedo reconhecida mundialmente.

O fabricante alemão de brinquedos Richard Steiff também criou um urso de pelúcia e começou a produzir cópias em massa em 1903. Assim, na mesma época, os ursinhos de pelúcia espalharam-se pela Europa e Estados Unidos.

Menina com seu ursinho de pelúcia, foto de c. 1930. À direita, urso que pertenceu ao neto de Theodore Roosevelt, feito por Morris Michton, no início do século XX. Museu.Smithsonian de História.

 

Compartilhe =]

Compartilhar no Facebook Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Pocket Compartilhar no LinkedIn