O nosso site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência para o usuário.
Utilizando esse website você permite o uso de cookies.
Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade
Em meados do século XIX, os EUA tiveram um grande crescimento territorial. A descoberta de ouro na Califórnia, em 1848, levou milhares de famílias e aventureiros para a “Corrida do Ouro” ou “Marcha para o Oeste”. Ferrovias, estradas, instalação de telégrafo e a oferta de terras pelo governo estimularam o fluxo migratório. Os estadunidenses acreditavam ser o povo eleito por Deus para civilizar o mundo e destinado a um futuro glorioso e de progresso. Nasceu, assim, a ideia do “Destino Manifesto”, um pensamento nacionalista e expansionista. Essa ideia inspirou uma editora de guias de viagens para o Oeste.
Vamos investigar essa pintura?
Amplie a imagem para ver seus detalhes.
Progresso Americano, óleo sobre tela, de John Gast, 29,2 cm x 40 cm, 1872.
Assista ao vídeo e depois resolva os testes
Arraste o mouse sobre a imagem para ver seus detalhes.
Zoom aqui
Progresso Americano, óleo sobre tela, de John Gast, 29,2 cm x 40 cm, 1872.
Pontos importantes da gravura
Essa pintura, chamada “Progresso Americano”, foi encomendada por George Crofutt, editor do guia de viagem “Western American”, para pessoas interessadas em migrarem para o Oeste dos Estados Unidos. A pintura traz uma série de elementos representativos da crença do Destino Manifesto que, então, vigorava nos Estados Unidos. Para interpretá-los, observe os detalhes numerados e ouça o áudio sobre eles.
Progresso Americano, óleo sobre tela, de John Gast, 29,2 cm x 40 cm, 1872.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Verifique seu conhecimento
Responda os testes abaixo para avaliar seu conhecimento. Se precisar, retorne à imagem e escute novamente os áudios.
1. Que imagem é essa?
a) É uma pintura religiosa mostrando um anjo protegendo os trabalhadores.
b) É uma pintura do século XIX para um guia de viagens para o Oeste dos Estados Unidos.
c) É uma ilustração de Natal para uma agência de viagens dos Estados Unidos.
2. Essa pintura se chama “Progresso Americano”. Que elementos da imagem são representativos do progresso do século XIX?
a) Os animais, os indígenas e o arado puxado por bois.
b) As carroças puxadas por bois e a carruagem puxada por cavalos.
c) O telégrafo, a ferrovia e os barcos a vapor.
3. O que representa a figura feminina pairando sobre a paisagem?
a) É Colúmbia, a personificação da República dos Estados Unidos do século XIX.
b) Representa o avanço da colonização em direção ao Leste da América do Norte.
c) Simboliza a harmonia entre os colonizadores e os povos nativos.
4. Colúmbia leva um livro escolar e os fios de telégrafo. O que isso significa?
a) O estabelecimento de indústrias e centros comerciais na costa Oeste para atrair imigrantes latinos.
b) A intenção de alfabetizar os indígenas e ensinar-lhe como utilizar o telégrafo.
c) A difusão de escolas e a implantação de tecnologia de informação e de comunicação nas novas terras colonizadas.
5. Como explicar que todos os grupos representados na imagem seguem na mesma direção?
a) Trata-se da Corrida para o Oeste, um evento esportivo anual que mobilizava o povo norte-americano.
b) A gravura representa a Marcha para o Oeste estimulada desde a descoberta de ouro na Califórnia, em 1848.
c) Simboliza a fuga da população da faixa atlântica para o Oeste durante a Guerra de Secessão.
6. Qual foi o custo humano e ambiental da Marcha para o Oeste?
a) A dizimação de tribos indígenas e a extinção de animais em muitas regiões, como foi o caso dos búfalos.
b) O vertiginoso crescimento populacional da Califórnia e a recuperação de pastagens que haviam sido degradadas pelos búfalos.
c) A introdução de búfalos na costa Oeste e a implantação de enormes fazendas de corte e leite.
7. Na época dessa pintura, era forte a ideia do “Destino Manifesto”, isto é, a crença de que o povo dos Estados Unidos havia sido escolhido por Deus para um destino glorioso e para civilizar o mundo. Que elementos nessa pintura representam essa ideia?
a) As populações indígenas vindo ao encontro dos colonizadores para serem “civilizadas”.
b) A terra inabitada e de caminhos fáceis a serem percorridos permitindo o rápido avanço dos colonizadores.
c) A figura angelical, uma mensageira de Deus, conduzindo os colonizadores, abrindo caminhos e eliminando perigos.
8. Que influência a crença no Destino Manifesto exerceu sobre a mentalidade dos norte-americanos?
a) O respeito às populações originárias e ao meio ambiente como obras criadas por Deus.
b) A ideia de que os Estados Unidos tinham a missão civilizadora de conquistar territórios e expulsar os indígenas.
c) O espírito de união e solidariedade entre todos os povos para cumprir o destino escolhido por Deus.
9. Essa pintura foi encomendada por um editor de guia de viagens para o Oeste. Quem seriam seus clientes e como entendiam essa imagem?
a) Possivelmente escravos fugitivos das fazendas do sul que viam no Oeste uma terra de liberdade e progresso.
b) Imigrantes latino-americanos fugindo do desemprego e miséria de seus países e atraídos pela fartura e vagas de emprego no Oeste.
c) Famílias brancas americanas interessadas em migrarem para o Oeste acreditando terem sido escolhidas por Deus para uma missão gloriosa.
10. Por que essa pintura para um guia de viagens é um documento histórico?
a) Por que traz um texto oficial do governo dos Estados Unidos para os colonizadores ocuparem as terras do Oeste.
b) Por que é uma fotografia da época mostrando os colonizadores em plena Marcha para o Oeste, nos Estados Unidos.
c) Por que é uma pintura realizada em 1872 e que representa uma alegoria do Destino Manifesto então em vigor nos Estados Unidos.