O clássico jogo de “Encontrar Erros” usado como recurso didático para ensinar e aprender História. As imagens do jogo são fontes históricas – pinturas, aquarelas, mosaicos ou reconstituições artísticas de diferentes sociedades.
Encontrar erros é um jogo mental muito apreciado por adultos e crianças. Este jogo foi feito sob medida para o ensino de História e desafia o jogador a encontrar 9 erros.
Professores do ensino básico que desejam aplicar uma dinâmica divertida, educativa e com temática significativa.
Uma estratégia eficiente para incluir os alunos especiais em uma atividade divertida, de fácil compreensão e com conteúdo educativo.
Estudantes de todos os níveis escolares, para estudar História através de um documento iconográfico ou somente para se divertir.
Professores do ensino básico que desejam potencializar o trabalho docente com obras de arte de diferentes culturas do passado.
Para estimular o envolvimento dos pais na educação de seus filhos mesmo sem conhecer o conteúdo escolar.
O desafio é encontrar 9 erros em uma imagem fake. Antes disso, porém, o jogador deve aprender sobre a imagem, observar seus detalhes e conhecer sua história. Um áudio descreve a imagem e complementa com informações históricas. A versão em Power Point traz, também, um texto descritivo.
Atenção: não pode ficar clicando aleatoriamente na imagem! Você vai perder pontos. Tem um “coração” que mede seus impulsos. Se chutar, vai perder.
Há outros recursos para explorar:
Dinamizar as aulas e estimular os alunos ao aprendizado.
Potencializar os resultados do trabalho docente.
Promover a inclusão dos alunos especiais.
Utilizar diferentes linguagens (visual, motora e auditiva).
Estimular a cooperação entre os alunos.
Exercitar a curiosidade intelectual.
Melhorar a percepção visual.
Reforçar a observação e a identificação.
Aprimorar a habilidade de comparação.
Desenvolver a concentração visual e auditiva.
Engajar a família na vida escolar dos filhos.
Como professora de História, sempre gostei de trabalhar com imagens históricas. Elas nos remetem a um outro tempo e espaço, dão forma e expressão ao passado longínquo.
Projetava imagens na tela e estimulava os alunos a observa-las com atenção, examinar seus detalhes e desvendar o que elas mostravam e escondiam.
Quando um aluno ou aluna apontava um detalhe que os demais não tinham percebido, abria-se, então, uma disputa por novas descobertas. E quando não havia nada mais a encontrar, aí começavam as associações com imagens do presente - quase sempre absurdas e muito divertidas.
Com as risadas, a aula chegava ao seu clímax: os alunos estavam prontos para o aprendizado.
Foram essas lembranças que me inspiraram criar a coleção Jogo dos 9 Erros com imagens históricas.
Desejo a você, professor e professora, que essa coleção traga para a sala de aula um clima receptivo e feliz para o aprendizado.
Bom trabalho!
Joelza Ester Domingues