Descrição
A Epopeia de Gilgamesh é o poema épico mais antigo conhecido do mundo (já circulava por volta de 2100 a.C.) e que teria influenciado os relatos do Gênesis bíblico. Foi escrita em cuneiforme e gravada em placas de argila.
O poema conta a história do rei Gilgamesh, descrevendo-o como um semideus poderoso, mas tirano que domina a cidade de Uruk. Ele conhece Enkidu, um homem selvagem criado pelos deuses para desafiar o orgulhoso e autoritário rei de Uruk. Depois de um confronto entre eles, acabam por se tornarem os melhores amigos. Enkidu, porém, morre deixando Gilgamesh profundamente desolado e também com medo de sua própria mortalidade. Gilgamesh decide, então, buscar o segredo da vida eterna. Nessa jornada, ele enfrenta várias provações e aprende com o sobrevivente do dilúvio, Utnapishtim. No final, ele não alcança a imortalidade, mas percebe que ela existe na memória duradoura das obras humanas, como as muralhas de Uruk.
O material traz o trecho sobre a criação de Enkidu e seu encontro com Gilgamesh. Neste trecho, pode-se trabalhar diversos aspectos históricos como:
- o início da vida urbana,
- o contraste entre civilização e “vida selvagem” (Pré-História),
- a cidade antiga,
- a monarquia teocrática e autocrática,
- cronologia e percepção do tempo histórico,
- o politeísmo da religião mesopotâmica,
- a escrita cuneiforme.
O recurso traz 13 questões para o aluno identificar e analisar esses aspectos. As respostas estão no final do material.
Além disso, o trecho selecionado permite trabalhar competências socioemocionais contemplando as Competências Gerais 8 e 9 e as Competências de Ciências Humanas 1 e 4.
Competência Geral-8: Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde, física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade de lidar com elas.
Competência Geral-9: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidade, culturas e potencialidades sem preconceitos de qualquer natureza.
Competência de Ciências Humanas-1: Compreender a si e ao outro como identidades diferentes, de forma a exercitar o respeito à diferença em uma sociedade plural e promover os direitos humanos.
Competência de Ciências Humanas-4: Interpretar e expressar sentimentos, crenças e dúvidas com relação a si mesmo, aos outros e às diferentes culturas, com base nos instrumentos de investigação das Ciências Humanas, promovendo o acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades sem preconceitos de qualquer natureza.
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