1. Hitler e Mussolini assinaram uma aliança, o Eixo Roma-Berlim que, anos depois, foi integrado pelo Japão. Em que anos ocorreram esses dois fatos?
- a) 1939 e 1941
b) 1936 e 1940- c) 1935 e 1938
O Eixo Roma-Berlim foi formado em 1936. Tratava-se de um tratado de amizade entre os dois países. Em setembro de 1940, já com a guerra em curso, o Japão integrou-se ao Eixo, assinando o Pacto Tripartite, segundo o qual qualquer país que atacasse um dos signatários seria contra-atacado pelos demais que formavam o pacto.
2. Para conter a agressiva política militar expansionista de Hitler, os governos da França e do Reino Unido propuseram um encontro internacional, a Conferência de Munique, realizada em 1938. Nesse encontro ficou decidido:
a) A anexação de parte do território da Tchecoslováquia pela Alemanha.- b) O fim do expansionismo alemão e a devolução dos territórios ocupados pelos nazistas.
- c) A divisão da Polônia entre a Alemanha e a União Soviética
O objetivo da Conferência de Munique era discutir o futuro da Tchecoslováquia, ameaçada pela Alemanha que reivindicava a região tcheca onde viviam cerca de 3 milhões de pessoas de língua alemã. O acordo deu à Alemanha os Sudetos, região industrializada da Tchecoslováquia, e o controle efetivo do resto do país, desde que Hitler prometesse que esta seria sua última reivindicação territorial. Não foi, contudo, o que aconteceu. Em 10 de março de 1939, Hitler ordenou a invasão do resto da Tchecoslováquia. Por isso, os tchecos chamam a Conferência de “Traição de Munique”.
3. O caricaturista brasileiro Belmonte, satirizou o Pacto Germano-Soviético entre Hitler e Stalin. O que era esse pacto?
- a) Era um acordo de colaboração para a pesquisa e fabricação da bomba H.
- b) Era uma aliança política de combate ao comunismo internacional.
c) Era um pacto de não agressão e de cooperação econômica.
O Pacto Germano-Soviético ou Pacto Molotov-Ribbentrop, assinado em agosto de 1939, era um tratado de não agressão entre a Alemanha Nazista e a União Soviética em que ambas nações se comprometiam a manter-se afastadas uma da outra em termos bélicos. Em dois protocolos secretos, os dois governos decidiram, entre outros acordos, a divisão da Polônia e a partilha dos territórios da Europa oriental.
4. Qual foi o fato que deu início à Segunda Guerra Mundial?
- a) A ocupação da Tchecoslováquia pelas tropas nazistas em 10 de março de 1939.
- b) O bombardeio de Paris pela força aérea alemã em 10 de agosto de 1939.
c) A invasão da Polônia pelos alemães em 1º de setembro de 1939.
Em 1º de setembro de 1939, após um incidente arranjado pelos alemães na fronteira polonesa, Hitler ordenou a invasão da Polônia. Imediatamente, as guarnições polonesas em Danzig (atual Gdansk) foram bombardeadas pelo encouraçado alemão SMS Schleswig-Holstein. Empregando a tática da guerra relâmpago, os alemães rapidamente quebraram as linhas defensivas dos poloneses, iniciando o cerco a Varsóvia no dia 10. A França e o Reino Unido exigiram a retirada alemã e, diante da negativa, declararam guerra à Alemanha dando início à Segunda Guerra Mundial.
5. Um dos fatores que permitiu à Alemanha dominar quase toda a Europa foi o uso do “blitzkrieg”. O que era isso?
a) Um tipo de combate com ataques rápidos e de surpresa, sem dar tempo para o inimigo organizar sua defesa.- b) O bombardeio de fábricas de armamento e dos estoques de combustível destruindo, assim, os centros de controle do inimigo.
- c) O ataque às cidades, especialmente escolas e hospitais, causando um enorme abalo psicológico no inimigo forçando-o a se render.
Blitzkrieg ou guerra relâmpago era uma operação de guerra baseada em três elementos simultâneos: o efeito-surpresa, a rapidez da manobra e a brutalidade do ataque. Para isso, a infantaria, os blindados e a aviação agiam conjuntamente para desmantelar as linhas inimigas.
A palavra blitzkrieg entrou no vocabulário de diversas línguas; no Brasil, originou o termo “blitz” para chamar a operação policial surpresa, em geral voltada à fiscalização do trânsito em vias públicas.
6. “Você pode ter criado o homem, porém eu, Adolf Hitler, acabarei com ele!”, diz Hitler a Deus. Essa caricatura de David Low, de setembro de 1939, antevia a política nazista relativa ao:
- a) bombardeio atômico que vitimou milhões de pessoas no Japão.
- b) extermínio das minorias na Europa Oriental como os eslavos, sérvios e croatas.
c) isolamento e extermínio da população judia dos territórios ocupados pela Alemanha.
Ao assumir o poder, em 1933, Hitler considerou os judeus como inimigos do Estado e tirou-lhes a nacionalidade alemã. Em 1935, implantou leis de segregação racial e proibiu casamentos entre judeus e arianos como forma de preservar a “pureza racial ariana”. Durante a guerra, a situação dos judeus piorou ainda mais com os guetos e os campos de concentração. Em 1941, foi aplicada a “solução final”, isto é, o plano de aniquilação total do povo judeu.
7. Durante o nazismo e a Segunda Guerra, a premiação do Nobel passou por polêmicas e suspensões, entre elas:
a) a não concessão do Nobel da Paz entre os anos 1939 a 1943.- b) a pressão de Hitler para que cientistas alemães fossem premiados em 1938 e 1939.
- c) a rejeição do Nobel da Paz pelo jornalista alemão Carl von Ossietzky, em 1935.
Não houve premiação do Nobel da Paz entre 1939 e 1943. O prêmio voltou a ser concedido em 1944, recebendo-o o Comitê Internacional da Cruz Vermelha. O jornalista alemão, Carl von Ossietzky recebeu o Nobel da Paz, em 1935 – fato que irritou Hitler, pois o jornalista havia sido condenado na Alemanha por sua forte oposição ao nazismo. Em represália, Hitler proibiu que todos os alemães aceitassem qualquer Nobel. Richard Kuhn (Nobel de Química, 1938), Adolf Butenandt (Nobel de Química, 1939) e Gerhard Domagk (Nobel de Medicina e Fisiologia, 1939) foram obrigados a rejeitar o prêmio. Mas receberam seus diplomas e medalhas anos mais tarde.
8. Quando e por onde a França foi invadida pelos alemães?
- a) em dezembro de 1944, pela costa mediterrânea chegando até Paris.
- b) em outubro de 1939 atravessando a Linha Maginot na fronteira alemã.
c) em junho de 1940, através da Bélgica e daí chegando a Dunquerque.
Depois de ocupar a Polônia, Dinamarca, Noruega, Holanda, Luxemburgo e Bélgica, o alvo seguinte dos nazistas foi a França. Os alemães entraram no território francês através da Bélgica, desviando da Linha Maginot, o principal sistema de defesa da França. Após derrotar as tropas francesas e inglesas em Dunquerque, no norte da França, o exército alemão entrou vitorioso em Paris, em junho de 1940.
9. Dominada a França, o próximo alvo da Alemanha nazista foi a Grã-Bretanha, levando à célebre Batalha da Inglaterra, o maior combate nos céus da Inglaterra. Sobre essa batalha:
- a) A RAF, força aérea alemã, combateu com os caças Messerschmitt, enquanto a Luftwaffe britânica, com os Spitfire.
b) O uso do radar possibilitou aos britânicos prever os ataques alemães.- c) Os bombardeios sobre Londres levaram a rainha Elizabeth buscar asilo político nos Estados Unidos.
A Batalha da Inglaterra foi travada entre as forças aéreas da Alemanha nazista (Luftwaffe) e a britânica (RAF – Royal Air Force). Hitler dispôs nessa frente os modernos caças Messerschmitt (Me 109), mais rápidos do que os caças britânicos Supermarine Spitfire, porém, com menor autonomia de voo, obrigando-os voltar à França para reabastecer, o que dava tempo à RAF de se restabelecer. Os britânicos contavam com uma nova tecnologia na área militar, o radar, que poupava os aviões ficarem voando em função de ronda. A decisão da rainha Elizabeth em permanecer no país rejeitando a oferta de asilo político e a resistência nacionalista do primeiro-ministro Winston Churchill ajudaram a manter o moral da população britânica alto.
10. Que parcelas da população foram aprisionadas nos campos de concentração nazistas?
- a) Judeus, latino-americanos, intelectuais, prostitutas e pedófilos.
b) Judeus, negros, homossexuais, comunistas, ciganos e Testemunhas de Jeová.- c) Judeus, evangélicos, muçulmanos, deficientes físicos e mentais.
Sob o nazismo, os campos de concentração foram usados como parte de uma estratégia de eliminação de grupos étnicos e dissidentes políticos. Para eles foram enviados judeus, eslavos, minorias nômades como sintis ou sindi (ciganos) e yeniches, negros, anarquistas, comunistas, homossexuais e minorias religiosas como Testemunhas de Jeová.
11. Que frase estava fixada na entrada de vários campos de extermínio do regime nazista?
a) “O trabalho liberta”.- b) “Confie em Deus”.
- c) “Arrependa-se e liberte-se”.
A expressão Arbeit macht frei, que significa "o trabalho liberta", estava na entrada de vários campos de extermínio, como em Auschwitz (foto), na Polônia. A inscrição foi feita por prisioneiros e foi erigida por ordem dos nazistas em junho de 1940. A expressão fora adotada em 1928 pelo governo da República de Weimar como um lema que exaltava os efeitos do programa de grandes obras públicas que tinha como objetivo acabar com o desemprego. O uso da frase continuou quando o Partido Nazista chegou ao poder, em 1933.
12. Quais foram os alvos militares destruídos pelos japoneses no ataque de Pearl Harbor, em dezembro de 1941?
- a) 3 porta-aviões norte-americanos e os todos os caças Mirages da base militar.
b) 21 navios encouraçados e mais de 300 aviões, a maioria obsoletos.- c) 9 submarinos norte-americanos, as oficinas de reparo e os tanques de combustível.
O ataque a Pearl Harbor, no Havaí, foi uma operação aeronaval executada de surpresa pelo Japão contra a frota dos Estados Unidos. Os aviadores japoneses concentraram-se nos navios de superfície, poupando outros alvos. O ataque atingiu 21 encouraçados e 347 aviões matando cerca de 2.403 pessoas e ferindo outras tantas. Contudo, nenhum dos nove submarinos foi alvejado. As oficinas de reparo não foram atingidas, permitindo que a recuperação de diversos navios danificados iniciasse imediatamente. O parque de tanques de combustível tampouco sofreu danos relevantes.
13. Como se chamava o aviador suicida japonês da Segunda Guerra Mundial?
- a) Hara-Kiri
- b) Ikebana
c) Kamikaze
Kamikaze, “vento divino” em japonês, era o nome dado aos pilotos de aviões japoneses carregados de explosivos cuja missão era realizar ataques suicidas contra navios dos aliados. Os voluntários, entre os quais numerosos estudantes, recebiam uma instrução básica de pilotagem e faziam um estágio de uma semana. Os suicidas recebiam uma preparação mental para que tivessem perfeita lucidez, paz de espírito e autocontrole. O maior treino era manter os olhos abertos até o "encontro" com o alvo, pois uma pequena distração poderia provocar o fracasso. Cerca de 2.525 pilotos morreram nesses ataques, causando a morte de 4.900 soldados aliados. Diferente dos “homens-bombas” de hoje, os Kamikazes nunca atingiam alvos civis. Os Kamikazes são considerados, pela religião Xintoísta, espíritos guardiões da Pátria.
14. Qual o nome da operação militar e qual a senha utilizada pelos norte-americanos no desembarque na Normandia, em 6 de junho 1944?
a) Operação Overlord e a senha era “Mickey Mouse”- b) Operação Sword e a senha era “In God we trust”
- c) Operação Knights e a senha era “God save the queen”
A operação aliada que iniciou a libertação da França, no chamado Dia D (6 de junho de 1944), chamava-se Operação Overlord e Operação Netuno. Naquele dia, os aliados desembarcaram nas praias da Normandia cerca de 160 mil homens conduzidos por mais de 5 mil navios. A operação prosseguiu nos dias seguintes e, até o final de agosto, mais de 3 milhões de soldados aliados estavam na França e o país libertado do domínio nazista. Na véspera da investida, senhas especiais foram divulgadas pelas rádios, entre elas, “Mickey Mouse”. Outras senhas foram os acordes iniciais da Quinta de Beethoven e os versos do poema de Paul Verlaine: Les sanglots longs des violons de l’automne blessent mon coeur d’une langueur monotone (“Os soluços longos dos violinos do outono ferem meu coração com um langor monótino”).
15. Qual é o nome da operação militar alemã rompeu o Pacto Germano-Soviético de 1939?
- a) Operação Espaço Vital.
b) Operação Barbarossa.- c) Operação Czar
O pacto, assinado em agosto de 1939, durou até 22 de junho de 1941, quando a Alemanha, sem prévio aviso, iniciou a invasão do território soviético pela Operação Barbarossa. Considerada a maior e mais feroz campanha militar da história em termos de mobilização de tropas e baixas sofridas, quando 4,5 milhões de soldados alemães invadiram a União Soviética numa frente de 2900 km, utilizando 600.000 veículos e 750.000 cavalos. O nome foi devido ao rei Frederico Barbarossa, do Sacro Império Romano-Germânico, um dos líderes da Terceira Cruzada, no século XII.
16. Em que ano o Brasil declarou guerra à Alemanha? Como se chamava a força militar brasileira e quando ela foi enviada para a frente de batalha?
- a) 1941, Força Expedicionária Brasileira, 1942
- b) 1944, Força Aéreo-Naval Brasileira, 1945.
c) 1942, Força Expedicionária Brasileira, 1944.
Brasil declarou guerra à Alemanha nazista e à Itália fascista em agosto de 1942. Mas o país não tinha uma força militar pronta para enviar à frente de combate. Com uma população rural e em grande parte analfabeta, e sem uma infraestrutura industrial-médico-educacional para sustentar o esforço de guerra exigido pelo conflito, o país levou tempo para preparar suas tropas. A Força Expedicionária Brasileira (FEB) teve sua criação protelada por um ano após a declaração de guerra e, somente em julho de 1944, teve início o transporte do primeiro contingente rumo ao front. Cerca de 25 mil homens, de um total inicial previsto de 100 mil, foram enviados à frente de batalha. Estima-se que cerca de 14 mil soldados alemães se renderam aos brasileiros.
17. Como se chamou a base naval norte-americana instalada em Natal, no Rio Grande do Norte? Como os americanos se referiam à essa cidade?
a) Parnamirim Field e “Trampolim da Vitória”- b) Equador Base e “Ponte da Vitória”
- c) Green Field e “Salto da Vitória”
Por sua posição estratégica, Natal foi escolhida para receber as duas principais bases militares norte-americanas durante a Segunda Guerra: a Base Naval e a Parnamirim Field, na época a maior base da Força Aérea dos Estados Unidos em território estrangeiro. Os aviões norte-americanos abasteciam em Natal para fazer a travessia do Atlântico rumo à frente de combate, daí o apelido “Trampolim da Vitória” da cidade. Natal recebeu cerca de 10 mil soldados norte-americanos – um enorme contingente para uma cidade que possuía 55 mil habitantes, e que exerceu forte influência cultural sobre aquela população.
18. Foi em território soviético que os nazistas impuseram o mais longo e cruel bloqueio à população civil, e onde tiveram a sua primeira grande derrota no inverno de 1942-43. Que cidades foram essas, respectivamente?
- a) Stalingrado e Petrogrado
- b) Moscou e Leningrado
c) Leningrado e Stalingrado
O cerco de Leningrado imposto pelos nazistas, durou 872 dias, de 1941 a 1944. A cidade havia sido tomada pelos alemães durante a Operação Barbarossa, mas a população ofereceu feroz resistência e Hitler ordenou que ela fosse impedida de receber alimentos, remédios, carvão e combustível e, com isso, morresse de fome e frio. Calcula-se de 1,2 milhões de pessoas morreram. A batalha de Stalingrado (julho de 1942 a fevereiro de 1943) é considerada a mais sangrenta batalha da História vitimando cerca de 2 milhões de soldados e civis. A batalha foi o ponto de virada da guerra na frente oriental, a partir de onde o Exército Vermelho empurrou as forças alemãs de volta a Berlim.
19. A foto abaixo, feita em 1945, tornou-se o símbolo da vitória norte-americana na Segunda Guerra e ganhou o Prêmio Pulitzer de Fotografia. A que ela se refere?
- a) Ocupação de Berlim pelos americanos e consequente rendição da Alemanha.
b) Iwo Jima, local do primeiro combate norte-americano em território japonês.- c) Dia D que marcou o início da libertação da França.
Iwo Jima, pequena ilha japonesa, foi palco do primeiro confronto dos norte-americanos em território japonês. A batalha ainda estava em curso quando os fuzileiros ergueram a bandeira no ponto mais alto da ilha (23 de fevereiro de 1945). O fotógrafo americano Joe Rosenthal fez o registro. Ainda levariam cinco semanas de combate até a vitória final que matou 7 mil soldados americanos e 22 mil japoneses, mas a fotografia já estava consagrada como símbolo da vitória norte-americana na Segunda Guerra e ganhou o Prêmio Pulitzer de Fotografia.
20. Qual o nome do bombardeio norte-americano que lançou as bombas atômicas e como os militares americanos se referiam a elas?
- a) Bombardeio Douglas e as bombas “Damage” e “Butterfly”
b) Bombardeio Enola Gay e as bombas “Little Boy” e “Fat Man”- c) Bombardeio Rommel e as bombas “Demon” e “Apocalypse”
Enola Gay foi o nome dado ao bombardeiro B-29 que lançou as bombas atômicas no Japão em agosto de 1945. O nome foi dado pelo piloto em homenagem à sua mãe Enola Gay Tibbets. A primeira bomba atômica lançada sobre Hiroshima, em 6 de agosto, era apelidada de Little Boy. O mesmo avião participou do segundo ataque atômico em 9 de agosto para o alvo inicial de Kokura. No entanto, nuvens e fumaça fizeram com que o alvo fosse mudado para a cidade de Nagasaki sobre a qual foi lançada a bomba apelidada de Fat Man.
0
0