1. A África é considerada o “berço da humanidade” por ser o continente onde foram encontrados os vestígios mais antigos de “Autralopitecus afarensis”, um primata bípede. A datação dos fósseis e os locais da descoberta são:
- a) 10 milhões de anos, encontrados no atual Quênia e Congo
- b) 1,5 milhão de anos, encontrados na atual Tanzânia e Marrocos
c) 3,5 milhões de anos, encontrados na atual África do Sul e Etiópia
O primeiro “Australopithecus afarensis” foi encontrado em 1925 na cidade de Taung, na África do Sul, apelidado de Criança de Taung ou Bebê de Taung; trata-se de um crânio pertencente a uma criança de 3 a 4 anos de idade. Em 1974, foi descoberto, na Etiópia, o esqueleto de Lucy, de 3,2 milhões de anos (foto). Mais recentemente, foi encontrado, também na Etiópia, um crânio infantil, apelidado de Bebê de Lucy, de 3,3 milhões de anos.
2. Quais dessas espécies vegetais são nativas da África?
- a) Bananeira, grande inhame, coqueiro e cana-de-açúcar
b) Sorgo, tamareira, papiro, painço ou milhete- c) Amendoim, mandioca, milho, batata-doce
Sorgo, tamareira, papiro, painço ou milhete são nativas da África, as demais vieram de outros continentes. Desde tempos remotos, os contatos entre africanos e povos da Indonésia e Oriente Médio favoreceram a introdução de várias espécies vegetais na África entre as quais: bananeira, grande inhame, taro, coqueiro, cana-de-açúcar, trigo, cevada, lentilha e linho. Em tempos mais recentes, a América deu à África o amendoim, a mandioca, o milho e a batata-doce.
3. A imagem abaixo pertence a uma civilização africana antiga, contemporânea dos egípcios dos quais adotaram a religião e a escrita. Trata-se do reino de:
a) Cuxe, na Núbia, atual Sudão- b) Gana, na atual Somália
- c) Mali, na atual Etiópia
O reino de Cuxe ou Kush, nasceu na Núbia, ao sul do Egito. Sua história esteve ligada, desde cedo ao Egito Antigo que dali recebia grande quantidade de ouro, marfim, ébano, peles de leopardo, ovos e plumas de avestruz, além de gado e escravos.
4. O que foi a Dinastia dos Faraós Negros (750-660 a.C.)?
- a) Período da história do Egito cujo governo foi exercido por reis sudaneses
- b) Período em que os faraós egípcios dominaram o Reino de Cuxe
c) Período em que o Egito foi governado por faraós cuxitas
Por quase cem anos, Egito e Cuxe foram um Estado unificado, governado por faraós cuxitas, de origem núbia. A dinastia começou quando Piye, rei de Cuxe, investiu contra os assírios que ocupavam o Egito, derrotando-os em Tebas, e sendo aclamado faraó. Piye foi sucedido por Shabaka (Pepi II) e este por Taharqa – que continuaram enfrentando as investidas dos assírios
5. A cultura Nok (1000 a.C. – 500 d.C.), no norte da atual Nigéria, é conhecida por suas estatuetas de terracota, uma das mais antigas da África Ocidental. Estudos mais recentes revelaram que a cultura Nok foi pioneira na descoberta de outra importante tecnologia:
a) Fundição de ferro- b) Tecelagem de algodão
- c) Fundição de bronze
O uso de ferro, na fundição e na forja para ferramentas, aparece na cultura Nok em pelo menos 550 a.C. e teria sido desenvolvido localmente sem influência externa. Estudos linguísticos recentes sugerem que a fundição de ferro, na cultura Nok, pode ter sido ainda mais antiga, por volta de 1000 a.C.
6. O Reino de Méroe foi governado por mulheres guerreiras. Uma delas chegou a vencer as tropas romanas que pretendiam submeter o reino, em 30 d.C. Como elas eram chamadas?
a) Candace- b) Cabinda
- c) Mugunzá
Candace era um título atribuído a uma espécie de dinastia de rainhas guerreiras que detinham o poder do reino de Méroe. Conhece-se o nome de duas: Amanirenas e Amanishaketo, em cujas pirâmides foram encontrados tesouros fabulosos em joias e armas.
7. O norte da África foi integrado ao Império Romano que ali ergueu cidades com templos, fórum, termas e teatros. Qual delas foi uma importante cidade romana na África?
a) Leptis Magna- b) Efesos
- c) Palmira
Leptis Magna, na atual Líbia, foi uma próspera cidade do Império Romano na África. Ganhou importância durante o reinado do imperador Tibério tornando-se a terceira cidade mais importante da África. Durante o reinado de Septímio Severo, atingiu o auge com um amplo programa de obras que inclui edifícios públicos, um porto, um mercado, armazéns, lojas e bairros residenciais.
8. Axum ou Aksum, cidade no norte da Etiópia, foi capital de um império cujo auge ocorreu no século IV. Por essa época, um laço uniu o Império de Axum ao Império Romano do Oriente e depois Império Bizantino. Foi:
- a) O envio de escravos etíopes para Constantinopla
b) A religião cristã adotada por ambos impérios no século IV- c) A luta contra os bárbaros germânicos e os piratas sarracenos
Axum foi sede de um dos estados mais poderosos da região entre a Pérsia e o Império Romano do Oriente, cujo poder estendeu-se do século I ao XIII.Em seu apogeu, Axum dominava a atual Etiópia, o sul do Egito, parte da Arábia e o sul do atual Iêmen. No século IV, o rei Ezana converteu-se ao cristianismo tornou-o a religião oficial do reino. Na mesma época, o imperador Constantino adotava o cristianismo pondo fim à perseguição aos cristãos.
9. No limite do deserto do Saara, ao sul, está o Sahel, uma extensa faixa de savanas e estepes. Ali surgiram, a partir do século IV, importantes reinos e impérios africanos, entre eles:
- a) Banto, Sudão e Núbia
- b) Congo, Etiópia e Nigéria
c) Gana, Mali e Songai
O reino de Gana (séculos IV a XIII), o império de Mali (XIII a XV) e o de Songai (XV a XVI) foram poderosos Estados negros da região do Sahel. A história dos três se sobrepõem com as conquistas: Gana foi incorporado ao Império Mali e este, mais tarde, caiu sob domínio de Songai.
10. Mansa Mussá foi considerado o homem mais rico de seu tempo, o que atraiu, para a África, a cobiça de europeus. Em sua peregrinação a Meca, foi acompanhado de 60 mil súditos transportando mais de 10 toneladas de ouro. Ele foi imperador do:
- a) Congo
b) Mali- c) Benin
Mansa Mussá ou KankuMussá (“mansa” é título real, significando “chefe supremo”) governou o Mali de 1312 a 1332. Em sua legendária peregrinação a Meca (ele era muçulmano), parou no Cairo onde distribuiu generosamente o ouro que transportava provocando com isso sérios danos à economia local e atraindo, para a África, a cobiça de europeus e asiáticos.
11. Fundada cerca do ano 1100 para servir às caravanas que traziam sal para trocar por ouro e escravos, a cidade tornou-se um importante centro comercial e intelectual, e famosa por sua tolerância religiosa e racial. Trata-se de:
- a) Benin
b) Tombuctu- c) Madrassa
Tombuctu, próxima ao rio Níger, tornou-se um importante centro comercial, militar e intelectual no Império do Mali atingindo seu apogeu no Império Songai. Suas bibliotecas, mesquitas, escolas para o estudo do Corão (madrassas) e a Universidade de Sankoré atraíam juízes, médios e sábios do mundo islâmico. Durante centenas de anos, Tombuctu foi habitada por muçulmanos, cristãos e judeus, sendo um centro de tolerância religiosa e racial.
12. Entre as cidades iorubás, no Golfo da Guiné, uma delas ficou célebre por seus magníficos painéis e esculturas em bronze. Trata-se da cidade de:
- a) Oduduá
- b) Mombaça
c) Benin
A história de Benin começou por volta de 1200, mas foi no governo de Ewuare, entre 1440 e 1473, que a cidade atingiu seu apogeu. O palácio do obá (rei), composto por numerosas construções, tinha colunas de madeira recobertas de placas de bronze com figuras em relevo de guerreiros, ritos, batalhas e caçadas.
13. Foi o maior Estado banto, nascido a oeste da África Central, no século XV:
a) Congo- b) Nagô
- c) Malê
A origem do Reino do Congo remonta ao século XIII quando foi fundada uma povoação pelos bantos. A partir de um certo momento, liderados pelo “manicongo”, o Senhor do Congo, eles iniciam uma bem-sucedida campanha de conquistas em várias direções. No princípio do século XV, o “manicongo” tinha sob sua autoridade, entre outros, os reinos de Ngoyo, Kakongo, Luango etc., e o reino estendia-se do atual Gabão até o atual território de Angola.
14. Até o século XVII, qual era a mercadoria mais valiosa transportada pelas caravanas que percorriam as rotas transaarianas?
- a) Escravos
- b) Ouro
c) Sal
O território africano é pobre em sal e daí o sal ser uma mercadoria valiosa em muitas regiões da África. O comércio do sal teve um importante papel na história africana, movimentou economias, fundou cidades, enriqueceu reis e provocou guerras entre as nações. O mais importante centro de mineração de sal foi Taghaza, localizada no norte do atual Mali, em uma região desértica.

0
0