1. Segundo a periodização tradicional, quais são as épocas da História da Humanidade em ordem cronológica?
- a) Pré-História, Idade Média, Idade Antiga, Idade Moderna, Idade Contemporânea
- b) Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Contemporânea e Idade Moderna
c) Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
A divisão da história em cinco grandes períodos é uma referência usada pelos historiadores para facilitar o estudo do passado. Mas trata-se de uma convenção pois essa divisão não se aplica à história de todas as sociedades do mundo.
2. Qual dos períodos históricos abaixo não existe na História da África e do Brasil?
a) Idade Média- b) Pré-História
- c) Idade Contemporânea
A Idade Média (século V ao XV) é um período típico da história europeia e que não existiu na história África nem do Brasil.
3. Qual a melhor definição para Pré-História?
- a) Período da História em que o homem vivia em cavernas.
- b) Período que antecede a História ou idade da Pedra Lascada.
c) Período histórico do surgimento do homem à invenção da escrita.
Pré-História é um conceito controverso pois não é um período anterior à História e nem a escrita é condição necessária para definir uma sociedade como pré-histórica. Contudo, na falta de conceito melhor, o termo Pré-História continua sendo utilizado com seu significado original.
4. Segundo hipóteses recentes, como se deu o povoamento da América?
- a) A única rota utilizada foi o estreito de Bering atravessado por caçadores mongóis há 12000 mil anos.
b) Grupos humanos distintos, teriam atravessado o estreito de Bering e o oceano Pacífico vindos de diferentes locais.- c) Foi feito por povos autóctones, isto é, originários do continente americano, há 100 mil anos.
A descoberta de vestígios de aldeamento de caçadores-coletores no sul do Chile (Monte Verde), datados de 13 mil anos, e dos restos ósseos de uma mulher (Luzia) em Minas Gerais, com 11,5 mil anos levaram à formulação de novas hipóteses sobre o povoamento da América.
5. O sambaqui é uma fonte importante para os estudos pré-históricos brasileiros. O que são sambaquis?
a) Montes artificiais formados por restos de concha e ossos de peixe e mamíferos.- b) Vestígios de aldeias pré-históricas construídas pelos povos caçadores do cerrado.
- c) Elevações feitas por antigas populações indígenas da região amazônica.
Os sambaquis foram formados por restos de concha e ossos de peixe e mamíferos acumulados por pescadores e coletores que há cerca de 6.500 anos viviam na faixa costeira do Brasil. Nos sambaquis foram encontrados esqueletos humanos enterrados junto a instrumentos e também esculturas de peixes e animais feitas de pedras e ossos.
6. Por qual nome é conhecido o fóssil humano abaixo (à esquerda, sua reconstituição) e qual a sua importância para a história?
- a) Lucy, fóssil encontrado na África, é o mais antigo hominídeo descoberto no mundo.
- b) Luísa, encontrado no Chile, é a prova de que a América foi povoada por africanos.
c) Luzia, encontrado em Minas Gerais, é o mais antigo fóssil humano da América.
Trata-se de um crânio feminino, apelidado de Luzia, encontrado em um sítio arqueológico em São Leopoldo, Minas Gerais. Estudos revelaram que o crânio tem cerca de 11.500 anos, o que o torna o mais antigo fóssil humano da América. Sua reconstituição mostrou que ela se parece mais com os atuais africanos e nativos australianos do que com os indígenas do Brasil.
7. Onde se encontra o maior conjunto de pinturas rupestres pré-históricas do mundo?
- a) Em Lascaux, no sul da França.
b) No Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí.- c) Em Altamira, no norte da Espanha.
O Parque Nacional da Serra da Capivara tem milhares de pinturas rupestres espalhadas em mais de 400 sítios arqueológicos catalogados. As mais antigas foram datadas de 12 mil anos atrás. Elas apresentam traços, formas e cores diferentes mostrando que diferentes grupos humanos viveram naquela região.
8. Que invenções foram decisivas para a Revolução Neolítica?
- a) A produção do fogo e o arco e flecha pois aumentaram as chances de sobrevivência humana.
b) A agricultura, a cerâmica, a foice, o arado e a tecelagem que levaram à sedentarização.- c) A roda, a pedra polida e a metalurgia do ferro que possibilitaram o surgimento das cidades
A Revolução Neolítica (ou Revolução Agrícola), expressão criada pelo arqueólogo Gordon Childe, refere-se ao processo de sedentarização das comunidades nômades advindas com a agriculta e as invenções subsequentes: cerâmica, moinho manual, instrumentos agrícolas (foice e arado), roda, barco a vela, tecelagem etc.
9. Que elementos foram decisivos para o surgimento das cidades e do Estado?
a) A crescente especialização e a divisão do trabalho que levaram à hierarquização da sociedade- b) O crescimento populacional das aldeias neolíticas que ocuparam espaços maiores.
- c) A invenção da escrita, da moeda e da metalurgia do ferro.
O surgimento das cidades e do Estado foi resultado final do longo processo de sedentarização das aldeias neolíticas marcado pelo surgimento do trabalho especializado (comércio, metalurgia, exército, olaria, carpintaria, mineração, tecelagem etc), pela diferenciação e hierarquização da sociedade (rei, sacerdotes, agricultores, guerreiros, artesãos etc) e pela centralização do poder em torno de um rei.
10. Que civilizações se desenvolveram no chamado “Crescente Fértil”?
a) Mesopotâmia, Egito, Fenicia e Palestina- b) Grécia, Roma e Egito.
- c) Fenícia, Creta e Cartago.
O Crescente Fértil é uma região irrigada pelos rios Eufrates, Tigre, Nilo e Jordão, compreendendo os atuais Iraque, Kuwait, Líbano, Israel, Jordânia, Palestina e Egito, e partes da Turquia e Irã. Nessa região, em formato de arco ou Lua Crescente, surgiram os primeiros assentamentos agrários conhecidos, há cerca de 11 000 anos que foram o berço das civilizações mesopotâmicas, egípcia, fenícia entre outras.
11. O relevo abaixo compõe a estela onde está inscrito o Código de Hamurabi. Que código é este?
- a) Conjunto de leis criado pelos romanos para regular o comércio no Império.
- b) Conjunto de normas para cobrança de impostos criado por Nabucodonosor, rei do Império Babilônico.
c) Primeiro código de leis escrito cujas penas eram baseadas no preceito “olho por olho, dente por dente”.
Hamurabi mandou gravar em pedra as leis que tratavam de questões de família, comércio, propriedade, herança, escravidão etc. As punições aos infratores seguiam o princípio da lei de talião, “olho por olho, dente por dente” que variavam conforme o tipo de crime e o grupo social ao qual pertencia a vítima ou o réu.
12. Que escritas são estas (da esquerda para a direita)?
- a) Hierático egípcio, cuneiforme fenício e alfabeto mesopotâmico
- b) Hieróglifo egípcio, cuneiforme mesopotâmico e alfabeto fenício.
c) Cuneiforme mesopotâmico, hieróglifo egípcio e alfabeto fenício.
A escrita cuneiforme (à esquerda) dos mesopotâmicos era um sistema de sinais em forma de cunha gravados em placas de argila. A escrita hieroglífica (centro) dos egípcios era uma escrita sagrada usada em templos, túmulos e monumentos. Os fenícios tinham um tipo de escrita cuneiforme que, no século IX a.C., deu origem ao alfabeto fenício (à direita).
13. Que semelhanças existem entre as civilizações egípcia e a mesopotâmica?
a) Eram sociedades hidráulicas, com religião politeísta e Estado forte e centralizado.- b) O faraó egípcio e o rei mesopotâmico eram considerados deuses encarnados.
- c) Ambas construíram templos em forma de pirâmide para seus deuses.
Os rios Nilo (Egito) , Tigre e Eufrates (Mesopotâmia) marcaram o desenvolvimento social e econômico dessas civilizações (daí serem chamadas de “hidráulicas”). Ambas eram politeístas e tinham Estado forte e centralizado.
14. No que consistiu a reforma religiosa realizada pelo faraó Amenófis IV?
a) Na implantação do culto monoteísta a Aton, simbolizado pelo disco solar.- b) Na reintrodução do politeísmo e adoração do faraó como deus vivo.
- c) Na introdução do culto a Zaratustra, de influência persa.
O faraó Amenófis IV (1353-1336 a.C.) implantou o culto ao deus único Aton, simbolizado pelo disco solar, com o objetivo de diminuir a autoridade crescente dos sacerdotes que ameaçavam o poder central. O faraó mudou seu nome para Akenaton e fundou uma nova capital, nas proximidades de Tebas. O monoteísmo, contudo, não se manteve após a morte do faraó.
15. Que império absorveu as civilizações do Crescente Fértil, nos séculos VI a.C.?
- a) Império Helenístico
- b) Império Romano
c) Império Persa
O Império Persa, fundado no século VI a.C. por Ciro e ampliado por Dario no século V a.C., estendia-se do Mediterrâneo até o vale do Indo abrangendo a Mesopotâmia, as cidades gregas da Ásia Menor, a Síria, a Palestina, a Fenícia e o Egito.
0
0