1. Qual desses quadros é uma pintura renascentista?
- a) Madona bizantina
b) Madona, de Rafael Sanzio- c) Madona, de Di Cavalcanti
A pintura renascentista caracteriza-se pelo naturalismo das formas e cores. O pintor renascentista Rafael Sanzio (1483-1520), conhecido como o “pintor de Madonas” (palavra italiana que se refere a Nossa Senhora), foi célebre pela perfeição e suavidade de suas obras.
2. Que cidade italiana foi pioneira do Renascimento artístico?
a) Florença- b) Veneza
- c) Roma
Foi em Florença que surgiram os grandes nomes da Renascença como Petrarca e Maquiavel, na literatura; Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael Sanzio e Botticelli. De Florença o Renascimento espalhou-se para outras cidades italianas como Veneza e Roma.
3. A pintura mural “A Última Ceia” está no refeitório da Igreja de Santa Maria DelleGrazie, em Milão, Itália. Quem é o autor dessa pintura?
- a) Rafael Sanzio
- b) Sandro Botticelli
c) Leonardo da Vinci
“A Última Ceia” (1495-97, medindo 4,60 m x 88 cm) é um exemplo da genialidade de Leonardo da Vinci pelo equilíbrio e simetria dos elementos da composição, racionalmente organizados em torno da figura central de Cristo. A pintura faz uso da perspectiva (paredes e teto do ambiente) que dá a ilusão de profundidade.
4. “A criação de Adão” faz parte de um grande conjunto de pinturas murais realizadas entre 1508 e 1512. Quem é o autor e onde foi realizada essa obra?
- a) Leonardo da Vinci, capela de Santa Maria, Florença
b) Michelangelo, capela Sistina, Vaticano- c) Sandro Botticelli, capela Sistina, Vaticano
Michelangelo pintou o teto (1508-12) e a parede do altar (1543-41) da Capela Sistina, no Vaticano. São centenas de figuras, em tamanho natural, em cenas inspiradas no Antigo e Novo Testamento. O afresco “A Criação de Adão” faz parte da pintura do teto da capela.
5. A que pintura pertence o detalhe abaixo e quem é seu autor?
- a) Madona do Candelabro, de Rafael Sanzio
- b) Santa Maria, de Michelangelo
c) Mona Lisa, de Leonardo da Vinci
O detalhe faz parte da célebre Mona Lisa (ou La Gioconda), de Leonardo da Vinci, pintada entre 1503-06, medindo 76,8 cm x 53 cm. Um detalhe curioso: a figura não tem sobrancelhas nem cílios, como era costume na época. O quadro encontra-se no Museu do Louvre, Paris.
6. Vê-se neste detalhe a técnica aprimorada pelo artista em suas pinturas. Como se chama essa técnica?
a) Sfumato (“fumaça”), uma gradação de cores e jogo de luz e sombra- b) Perspectiva, para dar noção de profundidade
- c) Coloração, para dar luminosidade ao olhar
Neste detalhe da Mona Lisa, observa-se que Leonardo da Vinci usou a técnica do “sfumato”, que consiste em usar uma gradação de cores e jogo de luz e sombra para dar ideia de volume e profundidade.
7. As obras abaixo pertencem ao maior escultor da Renascença italiana. Quem é ele?
a) Michelangelo- b) Leonardo da Vinci
- c) Jan van Eyck
Apesar de Michelangelo dominar com maestria todas as artes (ele também foi pintor, arquiteto e poeta), a escultura era a sua predileta e ele é considerado o maior escultor da Renascença italiana.
8. Três obras de Michelangelo: que esculturas são estas (da esquerda para a direita)?
- a) Pietá, Davi e Moisés
b) Davi, Moisés e Pietá- c) Moisés, Davi e Pietá
As três esculturas, todas em mármore, são: DAVI (1501-04, com 5,17 m de altura), em Florença; MOISÉS (1515-1516, com 2,35 m de altura), Igreja São Pedro in Vincoli, em Roma e PIETÁ(1498-99, com 1,74 m x 1,95 m), Basílica de São Pedro, em Roma.
9. O que caracteriza o pensamento renascentista?
- a) Teocentrismo, dogmatismo e espiritualismo
b) Antropocentrismo, humanismo e racionalismo- c) Iluminismo, socialismo e anarquismo
O antropocentrismo opunha-se ao teocentrismo medieval e atribuía ao ser humano uma posição central no universo. O humanismo valorizava o homem e suas conquistas. O racionalismo opunha-se ao dogmatismo medieval e buscava a verdade por meio da razão.
10. A quem é atribuída a frase “os fins justificam os meios” e em que obra?
- a) Erasmo de Rotterdam, em “Elogio à Loucura”
- b) Miguel de Cervantes, em “D. Quixote”
c) Nicolau Maquiavel, em “O Príncipe”
A frase é atribuída a Nicolau Maquiavel, em sua obra “O Príncipe” (1513). Contudo, essa expressão não existe na obra, ela foi forjada por uma interpretação equivocada. “O Príncipe” é um manual de política sobre como deve agir o governante para conquistar e manter o poder.
11. Thomas Morus descreveu o que seria uma sociedade perfeita, construída sob as bases da paz e da tolerância. Que nome ele deu à sua obra?
a) Utopia- b) Elogio à Loucura
- c) O Príncipe
Utopia, palavra que significa “lugar que não existe”, era o nome da sociedade perfeita imaginada por Thomas Morus. A partir dessa obra, escrita em 1516, a palavra "utopia" tornou-se sinônimo de algo imaginado que é impossível ou impraticável.
12. A qual pensador é creditada a teoria heliocêntrica?
- a) Ptolomeu
b) Nicolau Copérnico- c) Carl Sagan
Nicolau Copérnico se opôs ao geocentrismo de Ptolomeu, astrônomo grego do século II, de que a Terra é o centro do Universo. Copérnico defendia o heliocentrismo, afirmando que o Sol era o centro do Universo e ao seu redor giravam todos os planetas, inclusive a Terra.
13. A que astrônomo é atribuída a frase “e pur si muove” (mas ela se move)?
a) Galileu Galilei- b) Nicolau Copérnico
- c) Nostradamus
A frase é tradicionalmente atribuída a Galileu Galilei que a teria dito diante do tribunal da Inquisição depois de renegar a visão heliocêntrica do universo. Trata-se, porém, de uma lenda em torno de Galileu, famoso por suas polêmicas, ironias e teimosia.
14. Quem descobriu as leis do movimento dos planetas?
- a) Nicolau Copérnico
- b) Nostradamus
c) Johannes Kepler
O astrônomo e matemático alemão Johannes Kepler (1571-1630) é conhecido por ter formulado as três leis fundamentais da mecânica celeste, conhecidas como Leis de Kepler, que forneceram, também, uma das bases para a teoria da gravitação universal de Isaac Newton.
15. Que fato ocorrido no século XV contribuiu para a divulgação das ideias e das obras humanistas?
- a) Fundação de universidades na Itália e na França
b) Aprimoramento da tipografia por Gutenberg- c) Lançamento da Enciclopédia por Diderot
O alemão Johannes Gutenberg aprimorou a tipografia ao criar um sistema de impressão que usava tipos móveis metálicos que poderiam ser reutilizados para a composição de vários textos. O primeiro livro impresso nesse sistema foi a Bíblia, em 1455.
0
0