Testes seus conhecimentos
1) O que mostra esta imagem?
a) Uma cena no interior de uma casa brasileira do século XIX com a senhora, sua filha e escravizadas.- b) Uma oficina de costura com a proprietária e suas funcionárias trabalhando.
- c) Uma senhora recebendo a visita de outras senhoras negras.
- d) Uma cena familiar com a mãe costurando tendo junto a si suas filhas idades variadas.
2) Quais são os objetos nesta figura de origem indígena?
- a) Tesoura, cadeira e copo de vidro.
b) Cesta e esteiras.- c) Tecidos e rendas.
- d) Quadro, piso de tábua e móveis de madeira.
3) Que objetos eram importados na época (século XIX)?
- a) Cestas e esteiras.
- b) Vestidos e cestos de palha.
- c) Móveis e rendas.
d) Tesoura, agulhas e tecidos finos.
4) Que instrumento de castigo usado nos escravos há nessa gravura?
- a) Uma palmatória.
- b) Correntes.
c) Um chicote com ponta dupla de couro.- d) Um cinto de couro.
5) Que animal silvestre possui a senhora como bicho de estimação?
- a) Um papagaio.
b) Um mico-leão.- c) Um gato.
- d) Um cachorro.
6) Leia o texto abaixo:
A criada de quarto trabalha sentada no chão aos pés da madame – a senhora. É reconhecido o luxo e as prerrogativas dessa primeira escrava pelo comprimento de seus cabelos cardados (…). À direita, outra escrava, cujos cabelos cortados muito rentes revelam seu nível inferior.” (Debret, Viagem pitoresca e histórica ao Brasil, 1816-1831. São Paulo: Melhoramentos, 1971).
O comentário de Debret revela que, na sociedade escravista brasileira:
- a) Os escravizados recebiam o mesmo tratamento e consideração de seus senhores.
b) O cabelo da escravizada era uma marca de sua condição perante seus senhores.- c) Todas as escravizadas domésticas gozavam de uma situação privilegiada.
- d) Não havia relação de submissão e dependência dos escravos domésticos em relação a seus senhores.
7) Leia os dois textos e responda à questão que se segue:
Texto 1
“Os dois negrinhos, apenas na idade de engatinhar, que gozam no quarto da dona da casa dos privilégios do mico-leão, experimentam suas forças na esteira da criada.” (Debret, Viagem pitoresca e histórica ao Brasil, 1816-1831. São Paulo: Melhoramentos, 1971).
Texto 2
Nos relatos dos viajantes estrangeiros (…) veem-se, em papéis decorativos, crioulinhos e pardinhos, filhos de mães negras ou mestiças, sempre acompanhados por mulheres, e, por homens, quase nunca. Quando novos, brincam na casa de seu senhor. (…) Um bom número de crianças escravas não tem pai nem mãe. (…) Por volta de seus sete para oito anos, a criança (…) deverá prestar serviços regulares para fazer jus às despesas que ocasiona a seu senhor.” (Mattoso, K. de Q. O filho da escrava. In: Priore, Mary del (org.). História da criança no Brasil. São Paulo: Contexto, 1996.)
Considerando os comentários acima, pode-se afirmar que as crianças negras mostradas na gravura:
- a) São, certamente, filhos das escravas que estão bordando com sua senhora.
- b) São crianças órfãs adotadas como filhos pela senhora.
c) Enquanto pequenas, são aceitas na casa senhorial servindo como distração para a senhora.- d) Vivem na casa dos senhores e quando crescem são libertados.
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