Descrição
O tema do folclore brasileiro está inserido em diferentes componentes disciplinares da BNCC: no Ensino Infantil e no Fundamental em História, Língua Portuguesa, Artes e Educação Física.
É contemplado na Competência Geral 3 que estabelece: “Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.”
Para esse jogo de memória, selecionamos 13 figuras do folclore brasileiro. São elas:
Boitatá, Boi Vaquim, Boiúna, Boto Encantado, Curupira, Caipora, Cuca, Corpo-seco, Lobisomem, Mula-sem-cabeça, Mapinguari, Matinta Pereira e Saci-Pererê.
O material traz a descrição de cada figura e explicação sobre o jogo.
Outros recursos relacionados
- Figuras do folclore: jogo das metades
- Seres do folclore brasileiro: 27 figuras. Jogo on-line. (GRATUITO).
- Arte indígena. Quebra-cabeça on-line. (GRATUITO).
- Arte indígena brasileira. Quebra-cabeça e atividades em PDF.
- Seres fantásticos do folclore. Infográfico (GRATUITO).
Respeito aos Direitos Autorais é lei: Os produtos de nossa loja – gratuitos ou comprados - são para uso pessoal como recurso pedagógico. Estão proibidos de serem revendidos, redistribuídos ou apresentados como criação de terceiros. Para autorização de uso de imagem e texto em outros materiais, entre em contato conosco: sac@ensinar.historia.com.br. Solicitamos que, ao divulgar nossos recursos, mantenha a referência à fonte original. Obrigado por apoiar nosso projeto. Saiba mais.
Todos os recursos ficam disponíveis por 180 dias (6 meses) para você baixar quantas vezes quiser. Após esse prazo, o recurso estará indisponível e será necessária uma nova compra. Fique atento à data de expiração na coluna “Expira em”.