Patrimônio (do latim, patrimonium, “bens de família”, “legado do pai”) cultural é todo bem, material ou imaterial, de importância artística, histórica ou cultural deixado pelas gerações que nos precederam e que possui valor inestimável para a identidade e a história de um povo, comunidade ou região e que por isso deve ser preservado. É uma herança deixada por nossos antepassados e que deve ser transmitido às gerações futuras. Faz parte do bem público e do bem comum, ou seja, é partilhado pelos membros da comunidade.
Existem dois tipos principais de patrimônio cultural:
Patrimônio cultural material: são os bens concretos e que geralmente possuem valor comercial, como as pinturas, esculturas, monumentos, conjuntos arquitetônicos, paisagens, documentos, entre outros. Ou seja, tudo aquilo que pode ser preservado e tem uma durabilidade considerável;
Patrimônio cultural imaterial: canções, costumes, danças, tradições gastronômicas, jogos, mitos, contos e lendas, pequenos ofícios, rituais etc. que tem um valor emocional, espiritual ou comportamental de um povo. São exemplos de patrimônio cultural imaterial do Brasil: a capoeira, o acarajé feito pelas baianas o modo de fazer o queijo em Minas Gerais, a festa religiosa do círio de Nazaré em Belém, Pará.
Veja mais
Mais termos na mesma letra
Veja a listagem completa na página O que é isso...?
Dicionário de termos e conceitos históricos com uma linguagem simples e objetiva para descomplicar o seu estudo.
Acessar O que é isso...?