Paleolítico (ver Neolítico e Pré-história)

O Paleolítico é o primeiro e o mais longo período da Pré-História. O termo Paleolítico (do grego, palaiós, “antigo”, e lithos, “pedra”) ou Idade da Pedra Lascada foi cunhado em 1865 pelo naturalista Sir John Lubbock para designar o período pré-histórico em que os antepassados do Homem começaram a produzir os primeiros artefatos em pedra lascada.

O Paleolítico começa com o aparecimento das primeiras ferramentas líticas (de pedra) há 2,2 milhões de anos com o Homo habilis, na África. Terminou há 12 mil anos com o fim da última Idade do Gelo que abriu o caminho para o Mesolítico na Europa e em muitas partes do mundo. O Paleolítico cobre, portanto, cerca de 98% da duração da Pré-História que termina com o aparecimento da escrita por volta de 3300 a.C. na Mesopotâmia.

O Paleolítico subdivide-se em três ou quatro períodos principais, correspondentes às principais evoluções culturais e técnicas destacadas pelas escavações arqueológicas: o Paleolítico Arcaico, o Paleolítico Inferior, o Paleolítico Médio e o o Paleolítico Superior.

Durante esses períodos, os humanos são todos caçadores-coletores e nômades, movendo-se com as estações do ano e de acordo com os recursos alimentares disponíveis, sejam vegetais ou animais. Desenvolveram os primeiros instrumentos de caça feitos em madeira, osso ou pedra lascada.

Compartilhe =]

Compartilhar no Facebook Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Pocket Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn