A Paz Armada foi o período da história da Europa, entre 1871 a 1914, caracterizado pelo forte desenvolvimento da indústria bélica das grandes potências e a crescente tensão nas relações internacionais.
As contínuas tensões entre os Estados motivadas pelos conflitos nacionalistas e imperialistas fizeram com que cada um destinasse um grande volume de investimentos no setor armamentista e no fortalecimento do exército e marinha. Foram inventadas armas com tiro de maior alcance e precisão, submarinos, bombas químicas, armas portáveis como metralhadoras e granadas. O serviço militar obrigatório foi adotado em quase todas nações europeias aumentando o efetivo militar.
A corrida armamentista baseava-se em uma antiga máxima latina Si vis pacem, para bellum (“Se queres a paz, prepara-te para a guerra”) entendendo que a força militar é a principal garantia para manter a paz. Em inglês, a expressão equivalente é Paz através da força.
Esse clima de tensões, corrida armamentista, conflitos nacionalistas e imperialistas conduziram a Europa para a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
Mais termos na mesma letra
Veja a listagem completa na página O que é isso...?
Dicionário de termos e conceitos históricos com uma linguagem simples e objetiva para descomplicar o seu estudo.
Acessar O que é isso...?