Fordismo é um sistema de produção em massa com o objetivo de aumentar a produção em menor tempo e menos custos. A produção em massa industrializada e padronizada estava diretamente ligada ao consumo em massa que foi característica da Segunda Revolução Industrial.
O fordismo foi criado pelo industrial estadunidense Henry Ford (1863-1947) que aplicou esse sistema na sua indústria automobilística, a Ford Motor Company, em 1914. Ele se baseia em 3 princípios:
- Padronização do produto: tudo é feito por meio de máquinas e segue um mesmo desenho, cor e formato.
- Linhas de montagem: cada funcionário ou equipe é responsável por uma ação específica, atuando apenas numa parte do desenvolvimento do produto final. A ideia foi tirada do taylorismo e aperfeiçoada por Henry Ford.
- Aumento dos salários dos trabalhadores (5 dólares ao dia, acima dos 2 a 3 anteriores) para estimular o consumo graças ao aumento do poder de compra.
Segundo o fordismo, cada trabalhador exerce uma única função e a eficiência da produção é obtida pelas máquinas e linhas de montagem automatizadas.
As fábricas Ford eram totalmente verticalizadas: possuía desde a fábrica de vidros, à plantação de seringueiras para extração de látex para a fabricação de pneus e até a siderúrgica.
Veja também
Mais termos na mesma letra
Veja a listagem completa na página O que é isso...?
Dicionário de termos e conceitos históricos com uma linguagem simples e objetiva para descomplicar o seu estudo.
Acessar O que é isso...?