Feminismo

Feminismo é o movimento político, filosófico e cultural que reivindica a ampliação dos direitos e do papel da mulher na sociedade defendendo a igualdade entre os sexos. Como movimento de massas, o feminismo surgiu no mundo ocidental nas décadas de 1960 e 1970.

O principal objetivo das feministas era superar o autoritarismo masculino e a desigualdade entre homens e mulheres na vida pública e privada. Daí a luta das feministas pelo fim da subordinação das mulheres aos homens, pelos direitos de cidadania (começando pelo direito ao voto), pelo controle sobre seu corpo e sua vida, pela igualdade salarial nas mesmas funções exercidas por homens, pela divisão de tarefas domésticas e de responsabilidades na família.

As origens do movimento feminista remontam ao Iluminismo e à Revolução Francesa e ganhou maior intensidade no século XIX nas mobilizações das sufragistas pelo sufrágio feminino, isto é, a extensão do direito de voto às mulheres, luta que se estendeu até as primeiras décadas do século XX.

Ao longo desse tempo, as mulheres alcançaram direitos sociais, políticos e trabalhistas como o de cursar o ensino superior (no Brasil, em 1879), equidade salarial aprovada em 1919 pela Organização Internacional do Trabalho, de votar e ser eleita (no Brasil, em 1932), emancipação da esposa da tutela do marido (no Brasil, em 1962) entre outros.

Compartilhe =]

Compartilhar no Facebook Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Pocket Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn