Guerra Fria

Expressão empregada para chamar o período de 1947 a 1991 marcado pelo antagonismo político e constante hostilidade entre os Estados Unidos e a URSS sem assumir a forma de um conflito armado ou de luta direta entre esses países.

A Guerra Fria começou a se definir após a Segunda Guerra Mundial quando os Estados Unidos e a União Soviética saíram vitoriosos, tendo lutado junto ao lado dos Aliados. Terminada a guerra e derrotado o inimigo comum (fascismo e nazismo), iniciou-se uma disputa pelo poder entre as duas superpotências pelo controle mundial.

A incompatibilidade ideológica e a diferença de objetivos entre os dois países acabaram por levar à bipolarização do mundo que ficou dividido entre dois polos de poder: um de ideologia socialista (URSS) e o outro, capitalista (EUA), formando dois grandes blocos. Os demais países do globo viram-se coagidos a escolher um dos lados para se aliar e obter proteção.

Um dos maiores símbolos da Guerra Fria foi o Muro de Berlim, erguido em 1961 separando a cidade em duas partes: uma socialista e outra capitalista. A queda do muro em 1989 é dita como o fim da Guerra Fria.

Veja mais

Compartilhe =]

Compartilhar no Facebook Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Pocket Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn