Refere-se à divisão da História em períodos com o objetivo de facilitar o estudo e a compreensão da História. A periodização tripartide – Idade Antiga, Idade Média e Idade Moderna – foi criada, pelo historiador alemão Christoph Cellarius (1638-1707) que a apresentou em sua História Universal, publicada em 1688.
Cellarius definiu a Idade Média como o período iniciado com o imperador Constantino e finalizado com a tomada de Constantinopla pelos turcos em 1453. A divisão tripartide da História consagrou-se e, desde então, tornou-se canônica. Fixou-se também, a ideia pejorativa da Idade Média como um período obscuro, caracterizado pela ignorância, a “idade das trevas” – concepção que se manteve até o século XX.
Em algumas décadas, porém, a periodização de Cellarius apresentou um problema: a Idade Moderna proposta por ele, logo deixou de ser, literalmente, “moderna”, isto é, atual, recente. O mundo depois das revoluções Francesa e Industrial era muito diferente do mundo “moderno” vivido pelos humanistas e por Cellarius. Começou-se, então, a falar em Idade Contemporânea.
Estava estabelecida, então, a divisão quadripartide da História: Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Cada idade teria características políticas, econômicas, sociais e culturais relativamente estáveis.
Tal divisão, porém, apesar de utilizada pelos historiadores, é muito questionável. Em primeiro lugar, por que ela diz respeito à história do Ocidente e, em grande parte, à da Europa. Não considera a história de outras sociedades não europeias. “Os marcos escolhidos não têm significado algum para a imensa maioria da humanidade: fim do Império Romano, queda de Bizâncio”, como lembra Chesneux.
Em segundo lugar, a periodização tradicional induz à ideia, para cada período, de uma padronização política, econômica e cultural, o que é inteiramente falso. A Idade Média, por exemplo, não foi um período de mil anos de feudalismo, economia agrária e fechada, e relações feudo-vassálicas estanques tal como é simplificado nos manuais didáticos. Nem mesmo essas características foram iguais para toda Europa.
Veja mais em
A periodização da História: uma discussão sem fim. Ensinar História.
Mais termos na mesma letra
Veja a listagem completa na página O que é isso...?
Dicionário de termos e conceitos históricos com uma linguagem simples e objetiva para descomplicar o seu estudo.
Acessar O que é isso...?