Historiografia

Denomina-se historiografia (história + grafia, significando a escrita da História) o conjunto de registros escritos da História, incluindo a produção acadêmica ou universitária sobre História, e a ciência que estuda como a história é escrita e molda nossa memória e compreensão sobre o passado.

A historiografia, de maneira restrita, é a maneira pela qual a história foi escrita. De Heródoto, o primeiro a usar o termo história (investigação) ao mais jovem historiador da atualidade, existe uma vasta e diversificada história da escrita histórica.

“As sociedades europeias, em épocas diferentes e com ênfases variadas, conferiram uma importância imensa às versões de seus passados e às noções de desenvolvimento histórico. Essas sociedades também se apossaram de escritos históricos para seus objetivos lendários, heroicos […] e de temas históricos para a poesia, a dramaturgia e a pintura […]. A escrita histórica do século XVIII incorporou os conceitos de progresso da ‘sociedade civil’ […]. O século XIX foi a grande era da preocupação com a identidade nacional, ao lado das ideias de libertação nacional e de criação de um Estado-nação como forma política normal. Isso se transformou na aspiração moderna de dar voz a minorias oprimidas. Em outras palavras, a história […] já foi republicana, cristã, constitucionalista, sociológica, romântica, liberal, marxista e nacionalista. Todas essas influências deixaram resíduos na escrita histórica subsequente; nenhuma, no momento, é dominante […].”

BURROW, John. Uma História das Histórias. Rio de Janeiro: Record, 2013, p. 15-17.

Compartilhe =]

Compartilhar no Facebook Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Pocket Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn