Qin ou Chin é o nome da primeira dinastia imperial da China, fundada em 221 a.C. pelo príncipe Zheng, governante do estado Zhou. Começou a expandir deus territórios realizando a unificação violenta da China. Diferentemente dos estados rivais, Zheng usava cavalaria, e não carruagens, nas batalhas e cedo adotou as armas de ferro. Após conquistar os estados de Zhao, Wei, Chu, Yan e Qi, em 221 a.C. ele se proclama Shi Huangdi (Primeiro Imperador) reinando até 206 a.C.
A política de Shi Huangdi centrou-se na unificação da China e, para isso, combateu a nobreza, proibiu o porte privado de armas, deslocou famílias e castigou seus opositores com penas cruéis: alguns foram enterrados vivos, outros sofreram mutilação e outros ainda foram condenados a trabalhos forçados. Mandou construir palácios, estradas, fortificações e os primeiros trechos da famosa Muralha da China. Padronizou pesos e medidas, adotou uma moeda única e uma única escrita.
A descoberta da tumba de Shi Huangdi, em 1974, é outro exemplo das obras grandiosas do Primeiro Imperador. Foi desenterrado um vasto exército de soldados de terracota, incluindo esculturas de carros de combate, cavalos e armas cuja finalidade era proteger o imperador em sua vida após a morte.
O nome China é derivado do nome da primeira dinastia.
Mais termos na mesma letra
Veja a listagem completa na página O que é isso...?
Dicionário de termos e conceitos históricos com uma linguagem simples e objetiva para descomplicar o seu estudo.
Acessar O que é isso...?