Socialismo (ver Comunismo e Marxismo)

O socialismo é uma das três maiores doutrinas políticas criadas no século XIX, junto como liberalismo e o conservadorismo. Não existe uma definição clara do termo uma vez que abrange uma ampla gama de correntes de pensamento, orientações e movimentos políticos. Estes vão desde os revolucionários que pretendem pôr fim ao capitalismo de forma rápida e vigorosa até movimentos reformistas que defendem o Estado de bem-estar social dentro de uma economia capitalista. O socialismo abrange também o comunismo, o anarquismo, a social democracia entre outras orientações.

Seja qual foi a conceituação do socialismo, os traços em comum são:

  • Defesa do bem comum (daí o nome “socialista”) em oposição ao individualismo capitalista.
  • Compromisso com a igualdade social por meio da distribuição igualitária de renda.
  • Fim da propriedade privada e das classes sociais.
  • Defesa da planificação da economia pelo Estado em oposição ao liberalismo econômico e à livre concorrência capitalista.
  • Socialização dos meios de produção (capital, terra, propriedade, máquinas etc.).

As ideias socialistas surgiram no contexto da Primeira Revolução Industrial e das transformações sociais dela resultantes: urbanização, miséria nos bairros operários, condições de trabalho precárias, desemprego em consequência de crises etc. Os primeiros pensadores que refletiram sobre a situação social acreditavam na possibilidade de cooperação pacífica entre patrões e empregados e em ações da burguesia voltadas para o bem-estar dos trabalhadores. Entre esses pensadores estavam Robert Owen, Saint-Simon, Charles Fourier, Proudhon e Louis Blanc. Suas ideias foram consideradas fantasiosas e irreais por pensadores posteriores que, por isso, os chamaram de socialistas utópicos (“sonhadores”).

O socialismo utópico preparou o terreno para o socialismo científico surgido com os estudos de Karl Marx e Friedrich Engels. Esses pensadores propõem a ação contra o Estado capitalista e a superação do capitalismo pela luta de classes.

Compartilhe =]

Compartilhar no Facebook Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Pocket Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn