Segregação racial é a separação forçada e explícita imposta a determinados grupos étnicos e raciais em virtude de lei, acordo tácito ou costume. É uma prática que consiste na restrição dos direitos civis com base racista servindo para manter as vantagens econômicas e o status social superior do grupo político dominante.
A segregação caracteriza-se pela separação das pessoas no dia a dia e pode afetar várias atividades, como comer em um restaurante, beber de uma fonte, usar o banheiro, ir à escola, ir ao cinema, alugar ou comprar uma casa. Por extensão, o termo passou a ter quase o mesmo significado que discriminação. A segregação racial pode chegar a uma violência extrema como o linchamento.
Exemplos de segregação racial são:
- Alemanha nazista (1933-1945): proibidos casamentos entre judeus e alemães, proibidos aos judeus usarem transportes públicos, proibidos médicos judeus tratarem pacientes alemães, e professores judeus ensinarem alunos alemães etc.
- África do Sul (1948-1994): sistema do apartheid
- Estados Unidos: Leis de Jim Crow (1877 a 1964)
- República Dominicana: restrições aos imigrantes haitianos proibidos de terem acesso à nacionalidade dominicana, à educação e aos serviços públicos.
- Iêmen: restrições impostas pela população de ascendência árabe aos negros considerados de origem etíope.
Veja mais
- Negros conquistam o direito de voto, Estados Unidos.
- Prisão de Rosa Parks inicia a luta pelos direitos civis.
- Implantado o regime do “apartheid” na África do Sul.
Mais termos na mesma letra
Veja a listagem completa na página O que é isso...?
Dicionário de termos e conceitos históricos com uma linguagem simples e objetiva para descomplicar o seu estudo.
Acessar O que é isso...?