O QUE É... Zigurate (ver Babel, torre de e Suméria)

Zigurate foi uma construção religiosa criada pelos sumérios, na Mesopotâmia na forma de pirâmide escalonada. O termo vem do acádio ziqqurratu derivado do verbo zaqāru, “elevar”, “construir alto”, sendo traduzido por “o altíssimo”. É o monumento mais espetacular da civilização mesopotâmica, cuja memória sobreviveu muito tempo depois de seu desaparecimento, graças ao relato bíblico da Torre de Babel, inspirado no zigurate da Babilônia.

Esse templo em forma de uma pirâmide de vários andares, construídos um sobre o outro, foi comum também para os babilônicos e assírios. As plataformas podiam ser retangulares (40 m x 50 m na base) ou quadradas (50 m), e seu número variava de duas a sete. O núcleo era construído com tijolos de barro e o exterior com tijolo cozido. Não tinha câmaras internas. No topo havia, provavelmente, um templo cujo acesso era feito por uma escadaria externa.

Zigurate

Diferentes tipos de zigurates.

Mais termos na mesma letra

Veja a listagem completa na página O que é isso...?

Dicionário de termos e conceitos históricos com uma linguagem simples e objetiva para descomplicar o seu estudo.

Acessar O que é isso...?

Compartilhe =]

Compartilhar no Facebook Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Pocket Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn