O QUE É... Suméria, sumérios (ver Cuneiforme)

Suméria é a mais antiga civilização conhecida da região da Mesopotâmia (atual sul do Iraque) e uma das primeiras civilizações do mundo, junto com o Egito Antigo e o Vale do Indo. O termo “sumério” deriva de sumeru, nome dado por seus sucessores, os semitas acadianos, para chamar a região e o povo que ali morava. Os próprios sumérios se referiam à sua terra como Kengir, o “país dos nobres senhores” e se autodenominavam sag-gig, “o povo de cabeça preta”.

Os historiadores ainda discutem a origem dos sumérios. A maioria afirma que era um povo da Ásia Ocidental que falava a língua suméria. Outro sugerem que os sumérios eram um povo norte-africano que migrou para o Oriente Médio. Seja como for, a civilização suméria se estabeleceu entre 5500 e 4000 a.C. ocupando uma área de aproximadamente 30.000 km2 ao sul da Mesopotâmia. Os sumérios drenaram os pântanos para a agricultura, desenvolveram o comércio e estabeleceram manufaturas incluindo a tecelagem, o trabalho em couro, a metalurgia, a alvenaria e a cerâmica.

No terceiro milênio a.C. haviam criado pelo menos doze cidades-estados, cada uma com seu próprio rei ou chefe, entre elas: Ur, Uruk, Eridu, Lagash e Nipur.

Entre 3400 e 3300 a.C., inventaram a escrita cuneiforme. A escrita suméria é considerada um grande marco no desenvolvimento da capacidade da humanidade não apenas de criar registros históricos, mas também de criar peças de literatura, tanto na forma de epopeias e histórias poéticas, quanto orações e leis. Entre elas, a célebre epopeia de Gilgasmesh, o rei de Uruk.

Veja mais

 

Mais termos na mesma letra

Veja a listagem completa na página O que é isso...?

Dicionário de termos e conceitos históricos com uma linguagem simples e objetiva para descomplicar o seu estudo.

Acessar O que é isso...?

Compartilhe =]

Compartilhar no Facebook Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Pocket Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn