Zuavos Baianos foi uma companhia militar formada por voluntários negros, organizada na Bahia, para combater na Guerra do Paraguai. A proposta de criação dessa companhia foi de Quirino Antônio do Espírito Santo, veterano da guerra de independência da Bahia, em janeiro de 1865. Outros veteranos, também negros, juntaram-se a Quirino evocando o patriotismo de combater o estrangeiro e a lembrança do regimento dos Henriques nascido na luta contra os holandeses no período colonial.
A formação dos Zuavos Baiano ocorreu no mesmo momento em que o país recrutava homens para compor as unidades dos Voluntários da Pátria para enviar à guerra.
Diferente dos Voluntários da Pátria constituídos por brancos, mulatos e negros (o Exército não fazia distinção de cor da pele), os Zuavos Baianos eram formados exclusivamente por negros, dos soldados aos capitães. O nome foi tomado das tropas coloniais francesas na Argélia assim como o uniforme: calça bombacha vermelha, paletó azul bordado com galões dourados e pequeno boné ou fez na cor vermelha.
As companhias de zuavos foram criadas apenas na Bahia, reunindo um efetivo total de 638 homens. No Recife, formou-se outra companhia negra entre 1867-1866, que adotou o nome de zuavos depois de se reunir a eles no Uruguai.
Fonte
- KRAAY, Hendrik. Os companheiros de Do, Obá: os zuavos baianos e outras companhias negras na Guerra do Paraguai. Afro-Ásia, n. 46. Salvador, 2012.
- FÉLIX JR., Osvaldo Silva. O envio de negros da Bahia para a Guerra do Paraguai. História e Perspectivas, Uberlândia, n.45, jul/dez 2011.
- TORAL, André Amaral de. A participação dos negros escravos na Guerra do Paraguai. Estudos Avançados, n. 24, 1995.
Veja mais
- Voluntários da Pátria
- Guarda Negra
- Henriques, regimento dos
- Lanceiros Negros, corpo de
- Guarda Nacional (do Brasil)
Mais termos na mesma letra
Veja a listagem completa na página O que é isso...?
Dicionário de termos e conceitos históricos com uma linguagem simples e objetiva para descomplicar o seu estudo.
Acessar O que é isso...?