O QUE É... Antissionismo e Antissionista

Antissionismo é a oposição política, moral ou religiosa ao sionismo, isto é, ao direito de existência do Estado de Israel. O termo é usado em diferentes contextos para designar hostilidades que podem ser ao governo de Israel, à criação do Estado de Israel, ao seu caráter judaico, ao seu território, às políticas israelenses em relação aos palestinos, à política de colonização dos territórios palestinos ocupados etc.

Os antissionistas condenam o sionismo por ter promovido a compra e ocupação de terras no Mandato Britânico da Palestina, com o objetivo de criar o Estado de Israel, que consideram artificial. Questionam a definição de Israel como Estado judeu.

Os muçulmanos antissionistas consideram o Estado de Israel como uma intrusão no que a Sharia (leis religiosas islâmicas) considera como Dar al-Islam (a terra historicamente conquistada em nome do Islã). Insistem que o Estado de Israel é ilegítimo e se recusam a se referir a ele como “Israel”, usando em vez disso, a expressão “entidade sionista”.

O antissionismo é também um componente importante da negação do Holocausto, teoria da conspiração antissemita que afirma que o Holocausto é uma invenção ou exagero. Os antissionistas negacionistas afirmam que os judeus cooperaram com os nazistas e que Israel beneficiou-se do que chamam “a grande mentira do Holocausto”. Não há qualquer comprovação documental que sustentem essas ideias.

Veja também

Mais termos na mesma letra

Veja a listagem completa na página O que é isso...?

Dicionário de termos e conceitos históricos com uma linguagem simples e objetiva para descomplicar o seu estudo.

Acessar O que é isso...?

Compartilhe =]

Compartilhar no Facebook Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Pocket Compartilhar no LinkedIn