O QUE É... Aksum ou Axum, Império ou Reino Aksumita ou Axumita

O Império ou Reino de Aksum ou Axum, centrado no norte da atual Etiópia e Eritreia, floresceu por quase mil anos, entre 80 a.C. e 825 d.C. Em seu apogeu, foi o centro do comércio entre o vale do Nilo e os portos do mar Vermelho, sendo um importante ponto na rota comercial entre o Império Romano e a Índia. Os governantes axumitas cunharam suas próprias moedas e estabeleceram sua hegemonia sobre o declinante Reino de Kush e sua outrora poderosa Meroe. O profeta persa Manichaei Mani (falecido em 274 a.C.), fundador do maniqueísmo, considerava Axum uma das quatro grandes potências de seu tempo, sendo as outras Pérsia, Roma e China.

O reino axumita passou a se autodenominar Etiópia a partir do século IV. Segundo a tradição religiosa, Axum é o suposto local onde está guardada a Arca da Aliança com as tábuas dos Dez Mandamentos em geez (a língua litúrgica da Igreja Etíope), e também o suposto lar da rainha de Sabá, mencionada na Bíblia (outras versões, apontam o atual Iêmen como o local de origem da rainha). A antiga capital do reino, também chamada de Axum, é agora uma cidade no norte da Etiópia.

Mais termos na mesma letra

Veja a listagem completa na página O que é isso...?

Dicionário de termos e conceitos históricos com uma linguagem simples e objetiva para descomplicar o seu estudo.

Acessar O que é isso...?

Compartilhe =]

Compartilhar no Facebook Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Pocket Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn