Benin, reino de (ver Ifé e Iorubá)

Antigo reino da África Ocidental, situado na atual Nigéria. Suas primeiras unidades políticas foram criadas pelo povo Edo, aparentado aos iorubas, no primeiro milênio da Era Cristã. Do século XI ao XV, o Benin desenvolveu-se como um dos maiores centros mercantis da região do golfo da Guiné. Nos séculos XV e XVI, sob os obas (reis) Ewuare e Esigie, o Benin afirmou-se como um grande império.

De acordo com a tradição, o sexto oba teria pedido ao oni (rei) de Ifé, por volta de 1280, que lhe mandasse um mestre fundidor. Este mestre teria ensinado os artistas do reino a fundir o bronze, lançando os fundamentos de uma arte na qual Ifé e Benin foram imbatíveis. (LOPES, Nei. Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana. São Paulo: Selo Negro, 2004.)

O Reino de Benin foi destruído em 1897 por uma força militar britânica que saqueou os palácios reais. Como resultado desse saque, obras de arte do Benin espalham-se, hoje, em diversos museus da Europa, especialmente do Museu Britânico.

Veja mais

Compartilhe =]

Compartilhar no Facebook Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Pocket Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn