O QUE É... Determinismo

Determinismo é o princípio segundo o qual todos os fenômenos da natureza e até mesmo a vontade humana são determinados por causas previamente existentes, de tal forma que o comportamento humano está totalmente predeterminado pela natureza, e o sentimento de liberdade não passa de uma ilusão subjetiva. O determinismo se opõe ao livre arbítrio.

São pontos de vista deterministas os exemplos abaixo.

  • Tudo o que acontece ou existe é causado por condições antecedentes e, portanto, o futuro já está determinado (determinismo causal).
  • Os comportamentos, crenças e desejos humanos são fixados pela natureza genética humana (determinismo biológico).
  • Todas as formas e processos de vida são explicados pelo número, arranjo e interação dos genes (determinismo biológico).
  • Tudo está fadado a acontecer, de forma que os humanos não têm controle sobre seu futuro (fatalismo).
  • Tudo o que acontece foi predestinado para acontecer por uma divindade onisciente e onipotente. Deus determina todos os eventos na história do mundo (determinismo teológico).
  • A tecnologia induz adaptações sociais, políticas e culturas que determinam a mudança da História do homem (determinismo tecnológico).

Mais termos na mesma letra

Veja a listagem completa na página O que é isso...?

Dicionário de termos e conceitos históricos com uma linguagem simples e objetiva para descomplicar o seu estudo.

Acessar O que é isso...?

Compartilhe =]

Compartilhar no Facebook Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Pocket Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn