Denomina-se Era Cristã os anos seguintes ao ano 1, considerado como o do nascimento de Jesus Cristo. A sucessão é marcada pela expressão “depois de Cristo” (d.C.). Os anos anteriores ao 1 d.C. são marcados como “antes de Cristo” (a.C.) ou com um sinal negativo. Nessa cronologia, não existe o ano zero. Portanto, o ano 1 a.C. é imediatamente seguido pelo 1 d.C.
A Era Cristã é também chamada de Era da Graça e de Anno Domini (A.D.), expressão em latim que significa “ano do Senhor”. A terminologia é adotada por todas as organizações mundiais, inclusive por países que não são majoritariamente cristãos.
O sistema de datação da Era Cristã foi criado em 525 por Dionísio Exiguus. Ele foi encarregado pelos dirigentes da Igreja de criar um método eficiente para prever a data da Páscoa que, àquela altura, não coincidia mais com o primeiro domingo de Lua Cheia do início da primavera (após o equinócio de inverno). Desconhece-se os cálculos usados por Dionísio, principalmente como ele estabeleceu o ano de nascimento de Jesus.
Sabe-se que ele substituiu o sistema até então utilizado, baseado na era de Diocleciano, pois não queria manter a lembrança de um imperador que perseguiu severamente os cristãos. Especula-se, também, que Dionísio teria a intenção de afastar o temor das pessoas do fim iminente do mundo. Na época, acreditava-se o fim do mundo e o Juízo Final ocorreriam 500 anos após o nascimento de Jesus.
O calendário de Dionísio foi aprovado pelo papa João III em 533 e passou a ser usado para marcar os anos da Era Cristã ou Anno Domini. A adoção do novo calendário deixou em aberto qual festa cristã dava início ao ano: Natal, Anunciação ou Páscoa. Isso explica porque a datação de documentos medievais varia para o mesmo fato. O mesmo dia pode, em alguns casos, ser datado de 1099, 1100 ou 1001, por exemplo.
Atualmente, a terminologia d.C. vem sendo substituída por E.C. ou EC, abreviatura de “Era Comum”, considerada mais neutra e inclusiva de pessoas não cristãs. Os anos anteriores são referidos como AEC, “antes da Era Comum”.
Sobre a data de nascimento de Jesus, ela não é citada nos evangelhos ou em qualquer texto da época. A maioria dos estudiosos assume uma data de nascimento entre os anos 6 a.C. e 4 a.C. Há raras evidências históricas para permitir uma datação definitiva. A data é estimada por meio de duas abordagens diferentes: analisando referências a eventos históricos conhecidos mencionados nos evangelhos de Lucas e Mateus, e contando para trás a partir da estimativa do início da pregação de Jesus.
Mais termos na mesma letra
Veja a listagem completa na página O que é isso...?
Dicionário de termos e conceitos históricos com uma linguagem simples e objetiva para descomplicar o seu estudo.
Acessar O que é isso...?