Enclosures

Palavra inglesa que significa cercamento. Refere-se ao cercamento dos campos abertos a partir do século XVI, na Inglaterra. Até então, de modo geral, as terras eram divididas em campos abertos e terras comuns. Isso dificultava a identificação da produção individual. O cercamento dessas terras, abertas ou comuns, permitiam aos proprietários separá-las e torná-las propriedades privadas. Com isso, a terra ficou extremamente valorizada e especializou-se a produção.

Lavouras foram substituídas por pastagens para a produção de lã (matéria-prima por excelência da florescente manufatura têxtil inglesa) e consequente diminuição de mão de obra, causando a ruína dos camponeses que antes habitavam essas terras e sua migração maciça para as cidades. A monarquia inglesa procurou conter, sem sucesso, o desemprego causado pelos cercamentos. Os enclosures continuaram em vigor no século XVIII, alcançando seu clímax no século XIX.

Os cercamentos criaram uma classe trabalhadora sem terra que forneceu a mão de obra necessária para as novas indústrias que estavam se desenvolvendo no norte da Inglaterra contribuindo com o processo da Revolução Industrial.

Compartilhe =]

Compartilhar no Facebook Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Pocket Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn