O judaísmo é a religião dos judeus cujas origens remontam a Abraão o primeiro patriarca hebreus que, por volta de 1800 a.C. liderou seu povo a deixar o território original no sul da Mesopotâmia e migrar para Canaã (na atual Palestina). Segundo a tradição, Iavé (ou Javé ou Yahweh, nome próprio do Deus de Israel) selou uma aliança com Abraão, simbolizada basicamente na circuncisão.
O judaísmo era monoteísta, isto é, afirmava a existência de um único Deus, o que, naquele tempo, constituía grande originalidade e marcou a identidade cultural judaica em oposição aos povos da região, todos politeístas. A religião fundamenta-se em dois livros sagrados: o Torá ou Lei, que reúne os cinco primeiros livros do Velho Testamento, e o Talmude, com as discussões dos rabinos sobre vários assuntos das leis judaicas.
Três momentos marcaram a história judaica: o êxodo, o exílio e a diáspora. O êxodo (do grego éxodos, “saída” ou “partida”), ocorrido por volta de 1250 a.C. foi a longa viagem de volta à Canaã depois dos hebreus terem permanecido quatrocentos anos no Egito. Foram liderados por Moisés, o legislador que organizou o judaísmo por meio do Decálogo ou os Dez Mandamentos, o primeiro código de leis do povo hebreu. Uma nova aliança foi feita tornando os judeus o povo eleito de Deus.
O exílio ou cativeiro da Babilônia, foi o período entre 587 a.C. e 538 a.C. em que os judeus, subjugados pelos babilônicos comandados por Nabucodonosor II, viveram escravizados na Babilônia. O exílio teve efeitos muitos importantes na religião e cultura judaica. Marcou o surgimento da leitura e estudo da Torá nas sinagogas, templos dos judeus.
A diáspora (do grego diasporá, “dispersão”) se deu no ano 70 d.C., após a destruição do templo de Jerusalém pelos romanos seguida pela expulsão dos judeus da Judeia. Os judeus espalharam-se por todo mundo mediterrâneo, para as terras da antiga Mesopotâmia, para a Pérsia e para a Península Arábica, criando comunidades judaicas por todo mundo antigo.
Veja também
Mais termos na mesma letra
Veja a listagem completa na página O que é isso...?
Dicionário de termos e conceitos históricos com uma linguagem simples e objetiva para descomplicar o seu estudo.
Acessar O que é isso...?