Kukulcán (ver Quetzalcoatl)

Divindade da mitologia maia e adorada por todos os povos antigos da América Central.  O nome deriva do maia, k’uk’ulkan, sendo kukul “emplumado” e kan “cobra”, significando “serpente emplumada”. Entre os astecas foi adorado com o nome de Quetzalcoatl.

Diz a lenda que KuKulcán veio do oceano e pode um dia voltar para lá. Outra lenda diz que ele retornará à Terra no fim do mundo.

É uma divindade criadora, senhor dos ventos e mensageiro entre o rei e os deuses. Seu maior templo é El Castillo, localizado em Chichén Itzá, na península de Iucatã, no México. Em forma de pirâmide com degraus, o templo foi construído de maneira de, durante os equinócios de primavera e verão, a sombra projetada pelo sol na escadaria de acesso ao topo, cria a ilusão de uma enorme serpente descendo da pirâmide.

Kukulcán em Chichen Izá durante o equinócio: a projeção da luz solar cria a ilusão de uma serpente descendo a escadaria da pirâmide.

Kukulcán em Chichen Izá durante o Equinócio: a projeção da luz solar cria a ilusão de uma serpente descendo a escadaria da pirâmide.

Compartilhe =]

Compartilhar no Facebook Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Pocket Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn