O QUE É... Maias

Os maias foram uma civilização mesoamericana que se desenvolveu por volta do século IV a.C., em uma área que abrange a Guatemala, Belize, o sudeste do México e partes de Honduras e El Salvador. Fundaram centenas de centros cerimoniais, entre eles, Tikal, Copán, Palenque, Uxmal e Chichén-Itzá.

Os centros cerimoniais maias eram autônomos, e nunca se uniram sob um governo único. Daí não ter existido um Reino ou um Império maia. Eles também não eram exatamente uma cidade. Reuniam templos, palácios, monumentos políticos e praças destinadas às celebrações coletivas. Neles moravam apenas os sacerdotes, os governantes e os servidores dos templos. A população vivia nos arredores e ia ao centro somente para as cerimônias religiosas e para o mercado.

Os maias criaram o mais desenvolvido sofisticado sistema de escrita da América pré-colombiana. Usavam como suporte para escrever o amate, um tipo de papel feito de fibras vegetais e coberto por uma fina camada de cal branca. Fabricavam livros formados por uma longa faixa de amate dobrada em zigue-zague.

Numeração maia

Inventaram um sistema numérico composto de apenas três símbolos (barras, pontos e uma concha estilizada para indicar o zero). Com ele conseguiam fazer cálculos matemáticos e astronômicos.

Tinham dois calendários: um religioso, com 260 dias, e outro de uso civil, com 360 dias mais 5 dias considerados nefastos. Registraram eclipses, calcularam o movimento da Terra e de Vênus ao redor do Sol com impressionante exatidão. Chegaram a afazer previsões para até 4 mil anos no futuro.

Tinham uma religião politeísta e muito complexa na qual as divindades, entidades sobrenaturais e poderes sagrados tinham funções que mudavam conforme o calendário e o movimento dos corpos celestes. Além disso, cada divindade tinha quatro manifestações, associadas às direções cardeais e a uma cor diferente. Entre as divindades estava Kukulcán, a serpente emplumada.

Mais termos na mesma letra

Veja a listagem completa na página O que é isso...?

Dicionário de termos e conceitos históricos com uma linguagem simples e objetiva para descomplicar o seu estudo.

Acessar O que é isso...?

Compartilhe =]

Compartilhar no Facebook Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Pocket Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn