O QUE É... Messianismo

Chama-se messianismo o movimento social que tem por base a crença da vinda ou retorno de um enviado divino, o messias que garantirá a justiça e a paz entre os homens. O termo messias deriva do hebraico, mashiah que significa “ungido pelo Senhor”). O messias pode ser um líder religioso ou político-social com carisma messiânico, poderes mágicos e autoridade.

O messianismo surge, quase sempre, em um contexto social de miséria e profundo descontentamento com a situação em que se vive. O messias é, então, o salvador, o emissário de Deus que porá fim à ordem presente e instaurará uma nova era de virtude e justiça.

Na história do Brasil, o termo messianismo é usado para dar nome aos movimentos sociais nos quais milhares de sertanejos fundaram comunidades comandadas por um líder religioso. Entre os movimentos messiânicos destacaram-se: Canudos (Bahia, 1893-1897), Contestado (Paraná/Santa Catarina, 1912-1916) e Muckers (Rio Grande do Sul, 1868-1874).

O movimento em torno de padre Cícero, em Juazeiro do Norte, no Ceará, ocorrido entre 1872 e 1934 é entendido por alguns estudiosos como messiânico.

Veja mais

Mais termos na mesma letra

Veja a listagem completa na página O que é isso...?

Dicionário de termos e conceitos históricos com uma linguagem simples e objetiva para descomplicar o seu estudo.

Acessar O que é isso...?

Compartilhe =]

Compartilhar no Facebook Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Pocket Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn