Mamelucos

Os mamelucos (palavra árabe para escravo branco) eram os membros de uma milícia formada por cristãos escravizados e convertidos ao Islã. Eram treinados para servir os governantes muçulmanos. Essa milícia ocupou poder em várias ocasiões. Sultões mamelucos governaram o Egito do século XIII ao XV. Foram tropas de mamelucos que, em 1250, derrotaram os cruzados e capturaram seu líder, o rei francês Luís IX.

Os mamelucos eram comprados ou capturados nos mercados do atual Turquestão, do Cáucaso, da Europa Oriental (eslavos) ou do sul da Rússia. Em geral, eram crianças que tomadas de suas famílias, receberiam uma educação religiosa muçulmana e treinamento militar. Quando chegavam à idade adulta, o sultão ou o emir (líder militar) libertava-as e fornecia equipamentos e pagamento. Cada mameluco permanecia ligado à sua casa, ou seja, ao seu chefe e aos mamelucos que se formaram na mesma época que ele.

 

Compartilhe =]

Compartilhar no Facebook Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Pocket Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn