Núbia (ver Kush)

Núbia é uma região ao longo do rio Nilo que abrange a área entre a primeira catarata doNilo (ao sul de Assuan, no sul do Egito) e a confluência do Nilo Azul e Nilo Branco (ao sul de Cartum, capital do Sudão). A região da Núbia foi o berço de uma das primeiras civilizações da África antiga, a cultura Kerma cujo reino ocupou uma área tão grande quanto o Egito e durou cerca de mil anos, de 2500 a.C. a 1450 a.C. quando foi conquistado pelo faraó Tutmés I.

A Núbia foi o lar de vários impérios, principalmente o reino de Kush, que conquistou o Egito no século VIII a.C. durante o reinado de Piye e governou o país como sua 25a Dinastia, conhecida como a “Dinastia dos faraós negros”.

Do século III a.C. ao III d.C., o norte da Núbia foi invadido primeiro pelos macedônios e depois pelos romanos sendo anexado ao Egito. O sul da Núbia, entretanto, onde estava o Reino de Kush ou Méroe (nome da capital) conservou sua autonomia por séculos.

Veja mais

Compartilhe =]

Compartilhar no Facebook Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Pocket Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn