A palavra nazismo é a abreviação do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (em alemão, Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei, NSDAP) ou Partido Nazista fundado por Adolf Hitler em 1920.
Assim como o fascismo italiano, o nazismo é resultado da Primeira Guerra e da grave crise econômica pós-guerra. Apoiou-se no nacionalismo do povo alemão humilhado pelo Tratado de Versalhes, de 1919, que considerou a Alemanha responsável pela guerra e lhe impôs pesadas penas.
Na obra Mein Kampf (“Minha Luta”), Hitler expôs as características do nazismo: antiliberal, antidemocrático, anticomunista, ultranacionalista, racista, antissemita e militarista.
Hitler defendia a criação de um Estado forte de base racial, sintetizado no lema: “Um povo, um império e um guia”. Afirmava que o povo alemão descendia dos arianos, considerados por ele uma raça superior que estava destinada a dominar os outros povos, considerados inferiores. Para preservar a “pureza racial dos arianos”, Hitler defendia o isolamento de judeus e ciganos em guetos, bairros fechados. Depois, decidiu enviá-los aos campos de concentração e, por fim, exterminá-los incluindo homossexuais, deficientes físicos e mentais.
Mais termos na mesma letra
Veja a listagem completa na página O que é isso...?
Dicionário de termos e conceitos históricos com uma linguagem simples e objetiva para descomplicar o seu estudo.
Acessar O que é isso...?