Técnica/tecnologia

Técnica é a prática, o saber fazer, dominar os procedimentos e utilizar os recursos materiais (ferramentas, matérias-primas etc.) para produzir algo. Tecnologia é o conjunto de conhecimentos (técnicas, habilidades, métodos e processos) aplicados pelo homem para a realização de um objetivo que pode ser a criação de uma ferramenta, uma máquina, uma vacina, um software etc.

A palavra tecnologia vem do grego technología, composta por téchnē que significa “arte”, “habilidade” ou “ofício” e logía, o estudo de um ramo do conhecimento, de uma disciplina. Portanto, tecnologia em seu sentido original significa o estudo de uma técnica, sua invenção e aperfeiçoamento. Toda tecnologia envolve pesquisa (estudo), experimento, conhecimento.

A tecnologia não é um fenômeno da atualidade, pois ela está presente na vida humana desde a Pré-História com o controle e produção do fogo, a fabricação de ferramentas de pedra, a invenção da metalurgia, a invenção de um sistema de escrita, a construção de canais de irrigação e pirâmides e daí chegando à Revolução Industrial e à automação dos processos produtivos.

Compartilhe =]

Compartilhar no Facebook Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Pocket Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn