Território

A palavra território refere-se a uma área delimitada sob a posse de uma pessoa (ou grupo de pessoas), uma organização ou de uma intituição. Pode-se, assim, falar em território indígena, território controlado por traficantes etc.

Para o geógrafo Milton Santos, o território é o espaço apropriado e transformado pela atividade humana, entendido como o território usado, não o território em si.

“O território usado é o chão mais a identidade. A identidade é o sentimento de pertencer àquilo que nos pertence. O território é o fundamento do trabalho, o lugar da residência, das trocas materiais e espirituais e do exercício da vida”, afirma Milton Santos.

No contexto político, território refere-se à extensão da superfície terrestre de domínio de um Estado, sobre o qual ele exerce seu poder soberano. O território é uma das condições para a existência e o reconhecimento de um país (as outras condições são a nação e o Estado).

Por isso, existem casos de entidades soberanas que não são consideradas países: são Estados sem território como, por exemplo, a Autoridade Nacional Palestina, e nações sem territórios como, por exemplo, os ciganos, os palestinos, os curdos, os tibetanos, os bascos, os chechenos etc.

Portanto, o território não se restringe somente às fronteiras entre diferentes países, sendo caracterizado pela ideia de posse, domínio e poder, correspondendo ao espaço geográfico socializado, apropriado para os seus habitantes, independentemente da extensão territorial.

Compartilhe =]

Compartilhar no Facebook Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Pocket Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn