O toyotismo ou Sistema Toyota de Produção é um modelo sócio-técnico integrado de produção industrial que compreende práticas de gestão com a adoção do sistema just-in-time (“na hora certa”) que procura atender a demanda (procura) com o menor custo possível.
Foi desenvolvido pela Toyota entre 1947 e 1975 para aumentar a produtividade e a eficiência, evitando desperdícios, estoques, superprodução e gargalos de transporte. Busca um “produção enxuta” (lean manufacturing) que maximiza o valor do cliente com menos recursos e o mínimo de desperdício.
O toyotismo baseia-se em dois pilares conceituais principais:
- Just-in-time – que significa produzir apenas para as necessidades do cliente, isto é, “fazer apenas o que é necessário, apenas quando é necessário e apenas na quantidade necessária”.
- Jidoka – que significa “automação com um toque humano”, refere-se à capacidade dos operadores de detectar problemas na produção e seguir os quatro passos: identificar a falha ou inconsistência, interromper a produção, corrigir ou consertar imediatamente e investigar a causa raiz.
O inventor do Sistema Toyota de Produção, Taiichi Ohno, destacou sete tipos de desperdício que devem ser eliminados ou reduzidos ao máximo:
- Superprodução.
- Estoques de materiais.
- Custo de transporte e percursos.
- Processamento complicado.
- Despesa de movimentos (fluxo de trabalho e processo deve ser simples e direto).
- Perda de tempo (tempos de espera).
- Retrabalhar (fabricação de produtos defeituosos).
O toyotismo abrange ainda uma filosofia de respeito pelas pessoas no sentido de fazer todos os esforços para compreender uns aos outros, assumir responsabilidades e fazer todo o possível para criar um vínculo de confiança mútua. Inclui também o trabalho em equipe no qual deve haver estímulo ao crescimento pessoal e profissional, compartilhamento de oportunidades de desenvolvimento e maximização do desenvolvimento individual e da equipe.
Veja também
Mais termos na mesma letra
Veja a listagem completa na página O que é isso...?
Dicionário de termos e conceitos históricos com uma linguagem simples e objetiva para descomplicar o seu estudo.
Acessar O que é isso...?